Equipe de Lula cobra de Bolsonaro dados de desmatamento na Amazônia
“A informação é que esses números já existem, e há necessidade de serem informados”, disse o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, na tarde desta segunda-feira (14/11), que o Gabinete de Transição enviou um requerimento para o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) apresentar as informações sobre o desmatamento da Amazônia.
O documento foi endereçado para Ciro Nogueira (Progressistas), ministro da Casa Civil, e para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Solicitamos os relatórios completos dos dados do Prodes Amazônia e do Podes Serrado no período de agosto de 2021 a julho de 2022”, afirmou Alckmin durante coletiva de imprensa em São Paulo.
Monitoramento por satélite
O coordenador da transição se referia ao Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que é usado pelo Inpe para monitorar as áreas de desmatamento na Amazônia Legal.
“Para que possamos analisar as informações e tomar as medidas necessárias nos nossos planos imediatos. A informação é que esses números já existem, e há necessidade de serem informados”, disse Alckmin.
A equipe de Lula enviou acredita que a gestão de Bolsonaro está represando as informações para divulgar apenas após a Copa do Mundo de futebol.