Equipe de endemias de Anápolis (GO) renova frota com 30 motos
Aquisição feita com recursos próprios do município agilizará trabalho de supervisores de área
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Além da rotina diária de 170 agentes de endemias e dos mutirões, em Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, o combate aos focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, ganhou reforço com a renovação de toda a frota de motos para os supervisores de endemias.
Segundo a gestão municipal, foram adquiridos 30 veículos, com recursos próprios do município, no valor de R$ 620 mil, que já estão na linha de frente garantindo mais agilidade no deslocamento destes profissionais.
“As motos são utilizadas pelos supervisores de agentes de Endemias que se deslocam ao longo da cidade para acompanhar ações e auxiliar com mais rapidez no combate ao Aedes”, explica o diretor de Vigilância Sanitária, Gúbio Dias. Ele acrescenta que a medida gera mais resolutividade nas ações, significando economia aos cofres públicos.
Para o controle de endemias, a cidade é dividida em três regiões, cada uma com um supervisor geral e seis de campo. “Cada supervisor de campo gerencia de 10 a 11 agentes que são responsáveis por áreas. Esse é o trabalho rotineiro”, conta a gerente de Endemias, Patrícia Godói, explicando a função da nova frota para potencializar o rendimento do serviço.
Conforme os levantamentos, se apontado um maior número de notificações em bairros específicos, são realizados os mutirões em que os agentes percorrem as áreas para conscientização e combate aos focos do Aedes aegypti. Se encontrarem residências fechadas, planejam o retorno na semana seguinte. Os locais visitados seguem critérios de maior número de notificações, conforme as semanas epidemiológicas.
Com informações da Prefeitura de Anápolis