metropoles.com

Equatorial corta energia de 3 centros de atenção à saúde em Goiânia

De acordo com a concessionária, município foi notificado da medida com 15 dias de antecedência. Equatorial aponta débitos em aberto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Anhanguera
imagem colorida cais de campinas goiania
1 de 1 imagem colorida cais de campinas goiania - Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Goiânia – A Equatorial Goiás, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica do estado, cortou a energia de três unidades de Centros de Atenção Integral à Saúde, conhecidos como Cais, na capital goiana. A medida ocorreu por volta das 11h nessa segunda-feira (14/10) e a concessionária alegou créditos em aberto.

As unidades que tiveram a energia suspensa foram cais de Campinas, Novo Mundo e Pronto Atendimento de Saúde no bairro Residencial Itaipu.

Segundo a companhia, o município teve notificação do corte com 15 dias de antecedência, conforme regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessionária afirma que, mesmo após diversas tentativas, a situação dos pagamentos não foi sanada.

Em nota, a Equatorial esclareceu, ainda, que os locais possuem geradores próprios. “O fornecimento das unidades de saúde será retomado assim que o pagamento for regularizado”.

Faturas em dia

Também por meio de nota, o município informou que “as faturas estão em dia e que os comprovantes foram enviados à Equatorial, que está fazendo o religamento nesses locais”. Disse, ainda, que as unidades de saúde que tiveram o fornecimento de energia suspenso possuem geradores e não houve prejuízo para pacientes e servidores.

“Eventuais irregularidades sobre a decisão de corte de energia em unidades de saúde, que prestam serviço essencial à vida, serão apuradas e tratadas conforme a legislação”, disse a prefeitura e completou que “a medida é totalmente desproporcional e viola o princípio da continuidade desses serviços públicos. A interrupção do fornecimento de energia nos Cais fere um direito fundamental de acesso à saúde e configura uma atitude imprudente por parte da Equatorial, cujas responsabilidades serão apuradas”.

Em nota, encaminhada ao Metrópoles, a Equatorial apontou que o pagamento foi realizado. Veja a nota completa:

“A Equatorial Goiás informa que restabeleceu, entre 13h49 e 14h17 de ontem (14), o fornecimento de energia nos cais de Campinas, Novo Mundo e Pronto Atendimento de Saúde, localizado no bairro Residencial Itaipu, em Goiânia. A suspensão do serviço foi feita às 11 horas da última segunda-feira (14), em observância às regras estabelecidas na resolução 1.000/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige notificação ao cliente sobre o corte com 15 dias de antecedência. A administração municipal foi notificada no dia 27 de setembro.

A distribuidora esclarece que existiam débitos abertos junto à Secretaria Municipal de Saúde e que, mesmo após diversas tentativas, como as renegociações realizadas em fevereiro e agosto deste ano, não obteve êxito na negociação e executou a suspensão do fornecimento de energia. A escolha das unidades escolhidas para a ação foi estratégica: a concessionária confirmou, in loco, que todas possuem grupo gerador em funcionamento para não impactar no atendimento da população.

Ainda, de acordo com a Equatorial Goiás, não há mais dívidas pendentes da Secretaria de Saúde de Goiânia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?