Enviado de Lula, Celso Amorim se encontra com Maduro, na Venezuela
O presidente Lula deseja normalizar a relação com a Venezuela, rompida durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e a delegação brasileira se encontraram com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na última quarta-feira (8/3). A reunião foi divulgada pelo governo venezuelano por meio das redes sociais.
“Tive um agradável encontro com a Delegação da República Federativa do Brasil, chefiada por Celso Amorim. Estamos empenhados em renovar nossos mecanismos de união e solidariedade que garantam o crescimento e o bem-estar da Venezuela e do Brasil”, escreveu Nicolás Maduro.
Confira:
Sostuve un grato encuentro con la Delegación de la República Federativa de Brasil, encabezada por Celso Amorim. Estamos comprometidos con renovar nuestros mecanismos de unión y solidaridad que garanticen el crecimiento y bienestar de Venezuela y Brasil. pic.twitter.com/29M0AOClXF
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) March 9, 2023
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já expressou o interesse em normalizar as relações com a Venezuela, rompidas durante a gestão do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL).
A imprensa estadual venezuelana transmitiu imagens do encontro e destacou que a visita tem como objetivo “acentuar as relações diplomáticas entre a República Bolivariana da Venezuela e a República Federativa do Brasil”.
O Metrópoles entrou em contato com o Palácio do Planalto sobre o assunto tratado pelo representante brasileiro e o presidente venezuelano, mas não obteve retorno.
Antes do encontro, Maduro se reuniu em Caracas com o chanceler colombiano Álvaro Leyva. Brasil e Colômbia estariam dispostos a trabalhar pela estabilidade política da Venezuela.
“Agradável encontro com o Chanceler da irmã República da Colômbia, Álvaro Leyva Durán. Compartilhamos nossa vontade de continuar fortalecendo os esforços pela unidade e desenvolvimento de nossas nações irmãs. Vamos continuar aprofundando a união Venezuela-Colômbia!”, escreveu Maduro.
Grata reunión con el Canciller de la hermana República de Colombia, Álvaro Leyva Durán. Compartimos nuestra disposición de continuar estrechando esfuerzos por la unidad y el desarrollo de los pueblos hermanos. ¡Sigamos profundizando la unión Venezuela – Colombia! pic.twitter.com/T06r0RdiA7
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) March 7, 2023