Entidades da imprensa divulgam mensagem em defesa da democracia
O documento reforça o compromisso com decisões das urnas, o combate à desinformação e a independente da imprensa livre
atualizado
Compartilhar notícia
Em conjunto com outros posicionamentos de importantes setores produtivos do Brasil, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançam nota em defesa da democracia, nesta terça-feira (2/8).
O texto assinado por entidades da imprensa, reforça “a importância da atividade ampla e independente da imprensa livre no combate à desinformação que tanto mal causa às democracias”. O documento será divulgado em sincronia pelos associados das três instituições.
“Não existe democracia sem liberdade de imprensa. E não existe liberdade de imprensa sem democracia, que tem como pressuposto um Estado de Direito alicerçado no respeito aos resultados eleitorais”, indica um trecho da nota.
O texto destaca ainda que “apenas em ambientes de liberdade política, de solidez das instituições e de pleno respeito à Constituição a missão jornalística pode ser levada aos brasileiros com a abrangência e transparência que as democracias exigem”.
Na semana passada, o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), ultrapassou mais de 500 mil assinaturas, de acordo com os organizadores.
O documento em defesa da democracia e do processo eleitoral conta com a assinatura de centrais sindicais, representantes do mercado e de ex-membros dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer.