metropoles.com

Entidades científicas oferecem ajuda para “atenuar” crise dos Yanomami

Na carta, entidades dizem estar “inteiramente à disposição para ajudar a superar esse crítico e vergonhoso momento da história brasileira”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Weibe Tapeba/Sesai/Divulgação
Foto colorida mostra crianças Yanomami em situação de desnutrição na Terra Indígena Yanomami- Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra crianças Yanomami em situação de desnutrição na Terra Indígena Yanomami- Metrópoles - Foto: Weibe Tapeba/Sesai/Divulgação

Entidades que compõem a sociedade científica brasileira se colocaram à disposição do governo brasileiro para “atenuar e solucionar” a crise humanitária nas terras Yanomami.

Em carta enviada à ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, as entidades que fazem parte da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br) dizem estar “inteiramente à disposição para ajudar a superar esse crítico e vergonhoso momento da história brasileira”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SBPC (@sbpcnet)

A carta é assinada por 8 entidades, entre elas a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O ofício afirma que “as estarrecedoras condições de vida e sobrevivência do Povo Yanomami, imerso em crise sanitária e de saúde, envergonha a todos deste país, nos constrange internacionalmente e nos faz perguntar como a sociedade brasileira permitiu que essa tragédia acontecesse”.

A crise humanitária em terras Yanomami alcançou patamares gravíssimos e vem chamando atenção do governo brasileiro e outras entidades.

Neste fim de semana, o governo federal declarou estado de emergência na terra Yanomami de Roraima. O presidente Lula (PT) visitou a região, acompanhado de diversos ministros. Além do problema de acesso à alimentação, há uma crise sanitária, com casos de malária e outras doenças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?