Entenda por que Moraes determinou o bloqueio de contas no X
Empresários, blogueiros e políticos tiveram contas nas redes sociais bloqueadas por decisão do STF após defenderem golpe de estado
atualizado
Compartilhar notícia
A briga do dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acendeu um debate na internet neste fim de semana.
No sábado (6/4), Musk ameaçou não cumprir as determinações de Moraes para o bloqueio de contas na rede social.
Desde 2020, Moraes mirou perfis no antigo Twitter e em outras redes por ameaça, apologia ao golpe de estado e disseminação de notícias falsas.
Entre os alvos dos bloqueios, estão blogueiros, empresários e políticos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Relembre os casos
Luciano Hang teve as contas bloqueadas em agosto de 2022, logo após operação da Polícia Federal (PF) contra empresários que defendiam golpe de estado para impedir a volta do PT ao poder. A existência desse grupo foi revelada em matéria da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.
Já o blogueiro Oswaldo Eustáquio teve as contas nas redes sociais bloqueadas por várias vezes. A última vez foi em dezembro do ano passado, porque ele usava o Twitter para arrecadar dinheiro, o que, na visão da PF, burlaria o bloqueio judicial das contas bancárias dele.
O também blogueiro bolsonarista Allan dos Santos teve as contas bloqueadas em 2021 por decisão do STF. Na época, ele era investigado por ameaça a autoridades, disseminação de informações falsas e no inquérito das milícias digitais.
Ex-deputado, Roberto Jefferson teve a conta no Twitter bloqueada em agosto de 2021 depois de publicar discursos radicais em que exibia armas e incitava a violência. Moraes entendeu que a retirada da conta do ar era uma forma de interromper os “discursos criminosos de ódio e contrários às instituições democráticas e às eleições”.
Por sua vez, o também ex-deputado Daniel Silveira teve as contas bloqueadas diante de vídeos com ofensas violentas contra ministros do STF e de apologia à ditadura militar.