metropoles.com

Entenda o que é e como funciona o intercâmbio como Au Pair

A modalidade de intercâmbio permite que mulheres se mudem para outros países em busca de oportunidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Criança oriental brincando
1 de 1 Criança oriental brincando - Foto: Unsplash

O intercâmbio como Au Pair permite que mulheres se mudem para países como os Estados Unidos ou para a Europa em busca de oportunidades. As intercambistas ajudam uma família a cuidar dos seus filhos em troca de moradia, comida e um salário.

O dia a dia da Au Pair pode variar de acordo com as necessidades da família-anfitriã, a host family, contudo, em geral elas trabalham 45 horas semanais, auxiliando no dia a dia das crianças e nos cuidados com a casa. O programa de 12 meses garante duas semanas de férias remuneradas durante a estadia.

Nos Estados Unidos, uma Au Pair ganha, em média, US$ 195,75 por semana. O valor é considerado baixo se comparado ao de outras profissões equivalentes. O salário, entretanto, pode variar de acordo com a família e o estado em que a intercambista trabalha.

Veja os pré-requisitos para ser uma Au Pair:

  • Ter entre 18 e 26 anos;
  • Ser solteira e sem filhos;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter um nível intermediário de inglês;
  • Disponibilidade de 12 meses para realizar o programa;
  • Ter experiência comprovada com crianças.

Um grande problema que as intercambistas podem enfrentar é a convivência com uma nova família com costumes diferentes. Por isso, as agências indicam que, antes da viagem, conversem bastante com a host-family e seja clara sobre o trabalho que irá exercer e quais são os seus objetivos. Afinal, a Au Pair mora com os seus chefes.

Ana Moraes, de 22 anos, está há dois anos e nove meses nos Estados Unidos e já passou por três famílias. Para ela, a principal dificuldade no programa de Au Pair é a falta de privacidade, uma vez que não há uma separação entre o lugar onde você trabalha e a sua casa.

Para Moraes, a principal vantagem do intercâmbio é a troca de experiências, dado que ela mora legalmente no país e tem a oportunidade de aperfeiçoar o seu inglês. “É um benéfico para a participante, uma vez que tem o visto válido de longo tempo e a oportunidade de conhecer o país e uma nova língua.”

A gestora da empresa de intercâmbio CI Brasília, Diana dos Santos, afirma que após a Au Pair selecionar a família com quem deseja trabalhar, ela irá receber uma documentação especial para o visto J1, e seguir os trâmites para ter a entrada aprovada nos Estados Unidos.

“​Tentar se capacitar com crianças das mais variadas idades, estar aberta a ir para qualquer local nos Estados Unidos, praticar o inglês voltado para vocabulário, brincadeiras e jogos infantis, e quando estiver preenchendo sua aplicação online, falar ao máximo sobre suas experiências e fazer um vídeo bem criativo e dinâmico.” essas são as dicas da Daiana para quem deseja ser Au Pair.

De acordo com a Mariana Padilha, da Student Travel Bareau (STB), “as Au Pairs tem um dia e meio de folga por semana e um final de semana livre por mês. Elas também têm um seguro saúde básico incluso no programa e têm direito de estudar nas horas livres, sendo que a host Family pagará um curso de até US$ 500 para elas.”

Para Rebeca Queiroz, de 26 anos de Pernambuco, que está há dois anos e meio na Irlanda, o Au Pair foi uma grande oportunidade de conhecer a Europa, mesmo ganhando pouco ela conseguiu conhecer diversos locais do continente europeu através do intercâmbio.

O seu verdadeiro sonho de Rebeca era ir para os Estados Unidos, mas teve o visto negado e viu o continente europeu como uma nova brecha.

“Eu cheguei aqui falando um inglês intermediário, então assim, você tem muitas dificuldades. É ruim porque às vezes você fala e não é entendido, as pessoas não te entendem, você se frustra, você quer ir embora. As dificuldades são grandes, não é fácil estar aqui. O inglês e a saudade de casa são as piores coisas.” relatou Rebeca.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?