metropoles.com

Entenda como seguirá o processo de cassação contra Brazão na Câmara

Conselho de Ética da Câmara aprovou parecer da deputada Jack Rocha (PT-ES) para abertura de processo contra Chiquinho Brazão

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Foto colorida do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ) - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (15/5), o parecer da deputada federal Jack Rocha (PT-ES) para abertura de processo contra Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), por quebra de decoro parlamentar. Foram 16 votos a favor e um contra.

Chiquinho Brazão foi preso em 24 de março, por obstrução de Justiça. De acordo com a Polícia Federal (PF), o deputado e o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), foram responsáveis pela contratação do ex-policial militar Ronnie Lessa para assassinar a vereadora Marielle Franco (PSol-RJ), em 2018.

Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram alvejados depois de um evento no centro do Rio de Janeiro. Segundo a PF, a morte aconteceu em decorrência do trabalho da vereadora contra as milícias cariocas. Na época, Chiquinho também era vereador.

Depois da prisão de Brazão, a Executiva Nacional do União Brasil aprovou, por unanimidade, expulsar o deputado da sigla. Logo depois, em 10 de abril, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a manutenção da prisão do parlamentar.

7 imagens
Chiquinho Brazão chegando à sede da Polícia Civil no DF para realização de exames no IML
Deputado federal Chiquinho Brazão foi citado em delação
PF aponta hipóteses para motivação do assassinato de Marielle Franco
1 de 7

Chiquinho Brazão foi levado ao Conselho de Ética da Câmara por envolvimento na morte de Marielle

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
2 de 7

Chiquinho Brazão chegando à sede da Polícia Civil no DF para realização de exames no IML

Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
3 de 7

Deputado federal Chiquinho Brazão foi citado em delação

Agência Câmara
4 de 7

IGO ESTRELA/METRÓPOLES
5 de 7

6 de 7

PF aponta hipóteses para motivação do assassinato de Marielle Franco

Renan Olza/Camara Municipal do Rio de Janeiro
7 de 7

A vereadora Marielle Franco

Renan Olza/Camara Municipal do Rio de Janeiro

Cassação na Câmara dos Deputados

O processo de cassação de um parlamentar na Câmara dos Deputados pode levar alguns meses até a conclusão. A aprovação do parecer preliminar da deputada Jack Rocha é a primeira fase, que agora seguirá o rito da Casa.

Depois da abertura do processo, o presidente do Conselho de Ética, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), determinou o prazo de 10 dias úteis para apresentação da defesa, por escrito, de Chiquinho Brazão.

Apresentada a defesa, a relatora deverá apresentar o plano de trabalho para dar continuidade ao processo.

Depois, seguirá para instrução probatória, quando serão coletadas provas documentais e testemunhais. Essa etapa deve durar, no máximo, 40 dias úteis. Durante este período, Chiquinho Brazão poderá ser interrogado pelos colegas.

Concluído o prazo, Jack Rocha terá mais 10 dias úteis para apresentar um novo parecer, que pode sugerir a aplicação ou não da pena contra Chiquinho Brazão.

O parecer deverá ser votado pelos membros do Conselho de Ética. Se aprovado, Chiquinho Brazão poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), caso julgue algum procedimento inconstitucional ou contra o regimento da Casa. A comissão terá mais cinco dias úteis para votar o recurso.

Depois do trâmite, a votação deve seguir para o plenário da Câmara dos Deputados. A cassação de mandato exige votos da maioria absoluta dos deputados, ou seja, ao menos 257.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?