metropoles.com

Entenda combinação de fatores que causa chuvas intensas até 6ª

Regiões do Brasil têm previsão de chuvas intensas. Combinação de fatores climáticos impulsiona precipitações e há alertas para riscos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Inmet e Defesa Civil alertam para chuva em SP
1 de 1 Inmet e Defesa Civil alertam para chuva em SP - Foto: null

Uma combinação de fatores que causa chuvas intensas vai atuar em regiões do Brasil até a próxima sexta-feira (17/1). A previsão foi divulgada na terça-feira (14/1), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme o Inmet, nos próximos dias o Nordeste vai enfrentar pancadas de chuva. Elas podem ser localmente fortes por causa do aumento da umidade em quase toda a região.

Os sistemas meteorológicos que favorecem volumes expressivos de chuva na porção mais ao norte do Nordeste, incluindo o semiárido, vão se manter ativos entre esta quarta-feira (15/1) e a próxima sexta. Os estados mais afetados, diz o Inmet, serão: Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia.

Entenda o motivo de tanta chuvaImagem colorida arte de ilustração sobre fenômeno ZCAS

No momento, há uma atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela impulsiona o trânsito da umidade produzida na região amazônica para o Sudeste do Brasil, passando pelo Centro-Oeste, e outras regiões do mapa, por meio dos corredores de umidade.

Como a umidade é fator primordial para a formação das chuvas, a atuação da ZCAS favorece a ocorrência das precipitações. A ZCAS geralmente fica em diagonal no mapa do Brasil. A posição da mesma não é fixa, podendo se situar mais ao norte ou ao sul, a depender das circunstâncias.

A meteorologista Andrea Ramos afirma que os fatores combinados que estão mantendo a forte atuação da ZCAS são: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis (VCAN) e uma frente fria.

No momento, há um deslocamento da ZCIT para a porção norte do Brasil. Ela é uma faixa de nebulosidade que se situa originalmente na faixa equatorial do globo terrestre.

“No verão, ela desce e influencia principalmente a faixa norte do país, que envolve não só a região Norte, mas também o Nordeste, principalmente no Maranhão, Ceará, até mesmo no Piauí e no Rio Grande do Norte”, afirma Ramos.

Além da nebulosidade da ZCIT, a ZCAS tem influência do VCAN. “Ele (o VCAN) é um sistema de alta pressão que, no centro dele, favorece um tempo aberto e pouca nebulosidade. Já na periferia dele, ele joga instabilidade”, diz a meteorologista.

Os corredores pelos quais transita a umidade originada na região amazônica estão interagindo com uma frente fria vinda do sul. A umidade, ao encontrar a frente fria na região Sudeste, que funciona como um tipo de barreira, acaba desviando para o interior do país.

Como todos os fatores lidam com umidade, as precipitações aumentam e vão se manter mais intensas até, pelo menos, a próxima sexta-feira.

Alerta laranja

O Inmet emitiu um alerta laranja para 16 estados e o Distrito Federal (DF) relativo a chuvas intensas. O aviso tem validade até as 10h desta quarta.

Ao todo, 1.998 municípios estão abrangidos pelo alerta. Neles, pode ocorrer volume acumulado diário de chuva de 50 a 100 mm. Também há preocupação quanto aos ventos. Eles poderão ter velocidade de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h).

Também foi emitido um alerta amarelo para chuvas intensas. Neste caso, as consequências são menos severas para os 24 estados mais o Distrito Federal que estão sob o aviso meteorológico.

Regiões enfrentam temporais

Os temporais têm causado estragos pelo Brasil. Até o momento, Minas Gerais é o estado com mais prejuízos decorrentes após temporais. A Defesa Civil divulgou, no último balanço oficial, publicado na manhã da terça, que houve 12 mortes no estado, além de 674 desalojados e 104 desabrigados. Também são contabilizados 58 municípios em situação de emergência ou calamidade.

Em Goiás, a capital Goiânia registrou as 24 horas mais chuvosas em 19 anos. Foram 135,5 mm acumulados, de 9h de domingo (12/1) às 9h de segunda-feira (13/1), conforme a Climatempo. Houve alagamentos no município e uma importante via precisou ser interditada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?