Enquete sobre datas do Enem 2020 será entre 20 e 30 de junho
Entre as três datas possíveis, duas são para 2021. Inscritos no exame poderão votar na pesquisa virtual disponibilizada pelo MEC
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quarta-feira (10/06) que o Ministério da Educação (MEC) vai abrir ainda neste mês a enquete para que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano decidam a nova data para a prova. No Twitter, ele disse que a pesquisa será realizada entre 20 e 30 de junho.
De acordo com Weintraub, os candidatos poderão escolher três datas possíveis para a avaliação, sendo duas delas apenas em 2021. A primeira seria 6 e 13 de dezembro; a segunda, 10 e 17 de janeiro de 2021 e a terceira, 2 a 9 de maio de 2021.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos deverão acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br), com o CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do governo federal (gov.br), e indicar um dos possíveis períodos para a aplicação do Enem.
As provas impressas estavam inicialmente previstas para 1º e 8 de novembro. A versão digital, que seria aplicada pela primeira vez neste ano, para 22 e 29 do mesmo mês. Entretanto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus e da suspensão das aulas, o MEC foi pressionado a remarcar o exame.
Segundo dados do Inep, o Enem 2020 registrou mais de 6 milhões de inscritos — 65% desses indicaram que já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores. Outros 23% estão no terceiro ano e 12% são “treineiros”, estudantes que fazem a prova para testar conhecimentos.
No último 20 de maio, o Inep e o MEC confirmaram o adiamento da avaliação. À época, o governo anunciou que as datas seriam adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Um dia antes, o Senado aprovou que o Enem fosse adiado para depois da conclusão do ano letivo.