metropoles.com

Enfermeiro morre após vela de parapente falhar no Espírito Santo

Wanderley Barata estava há 3 minutos no ar quando o equipamento se fechou e provocou a queda. Vítima tinha 39 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução – Facebook
Reprodução - Facebook
1 de 1 Reprodução - Facebook - Foto: Reprodução – Facebook

O enfermeiro Wanderley Nilo Barata, de 39 anos, morreu nesse domingo (20/12) após saltar de uma rampa de voo livre de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, no Espírito Santo. O acidente ocorreu depois que a vela do equipamento se fechou no ar.

Ao G1, familiares de Walderly contaram que ele era praticante de voo livre desde 2018 e tinha habilitação para o esporte. Na manhã de domingo, Wanderley e a esposa, que moravam em Cariacica, decidiram ir a Alfredo Chaves para aproveitar o dia de folga. A filha do casal, de 8 anos, ficou sob os cuidados de Nataly, cunhada de Wanderly.

“Ele estava muito contente com aquilo porque era a folga dele, como trabalhava muito, dia de folga ele falava ‘oba, tem sol, eu vou voar’. Ele gostava muito”, lembrou a cunhada.

O enfermeiro foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após o acidente. A equipe de militares que havia se deslocado por terra, no entanto, precisou ser substituída pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) devido ao estado gravíssimo que Wanderly se encontrava.

“Se tivesse chegado em uma hora e meia, por exemplo, na metade desse tempo, a gente acha que ele não teria partido. A gente fica sem saber o que pensar, porque a gente não sabe a vontade de Deus, a gente tem que aceitar, mas o pessoal que participa desses voos devia ter uma estrutura de atendimento porque não é a primeira vez. A gente sabe que é um esporte perigoso, mas devia ter uma atenção melhor. Já que existe esse esporte, o apelo é para que as pessoas abram os olhos e fiquem mais atentas com a estrutura de atendimento em acidentes”, disse Nataly, inconformada com a demora no atendimento.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) afirmou que houve dificuldade de acesso ao local do acidente. “Pela dificuldade de acesso à região e impossibilidade de retirada do ferido via terrestre, foi acionada a aeronave do Notaer, que realizou o resgate e deixou a vítima aos cuidados de uma ambulância municipal, na área de pouso. O esportista foi levado até uma unidade de saúde, onde teve o óbito constatado”.

Wanderley atuava como enfermeiro no Pronto Atendimento (PA) de Cobilândia e no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), ambos em Vila Velha. Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo manifestou “solidariedade à família e aos amigos nesse momento de dor”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?