Enfermeiro morre após vela de parapente falhar no Espírito Santo
Wanderley Barata estava há 3 minutos no ar quando o equipamento se fechou e provocou a queda. Vítima tinha 39 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O enfermeiro Wanderley Nilo Barata, de 39 anos, morreu nesse domingo (20/12) após saltar de uma rampa de voo livre de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, no Espírito Santo. O acidente ocorreu depois que a vela do equipamento se fechou no ar.
Ao G1, familiares de Walderly contaram que ele era praticante de voo livre desde 2018 e tinha habilitação para o esporte. Na manhã de domingo, Wanderley e a esposa, que moravam em Cariacica, decidiram ir a Alfredo Chaves para aproveitar o dia de folga. A filha do casal, de 8 anos, ficou sob os cuidados de Nataly, cunhada de Wanderly.
“Ele estava muito contente com aquilo porque era a folga dele, como trabalhava muito, dia de folga ele falava ‘oba, tem sol, eu vou voar’. Ele gostava muito”, lembrou a cunhada.
O enfermeiro foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após o acidente. A equipe de militares que havia se deslocado por terra, no entanto, precisou ser substituída pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) devido ao estado gravíssimo que Wanderly se encontrava.
“Se tivesse chegado em uma hora e meia, por exemplo, na metade desse tempo, a gente acha que ele não teria partido. A gente fica sem saber o que pensar, porque a gente não sabe a vontade de Deus, a gente tem que aceitar, mas o pessoal que participa desses voos devia ter uma estrutura de atendimento porque não é a primeira vez. A gente sabe que é um esporte perigoso, mas devia ter uma atenção melhor. Já que existe esse esporte, o apelo é para que as pessoas abram os olhos e fiquem mais atentas com a estrutura de atendimento em acidentes”, disse Nataly, inconformada com a demora no atendimento.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) afirmou que houve dificuldade de acesso ao local do acidente. “Pela dificuldade de acesso à região e impossibilidade de retirada do ferido via terrestre, foi acionada a aeronave do Notaer, que realizou o resgate e deixou a vítima aos cuidados de uma ambulância municipal, na área de pouso. O esportista foi levado até uma unidade de saúde, onde teve o óbito constatado”.
Wanderley atuava como enfermeiro no Pronto Atendimento (PA) de Cobilândia e no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), ambos em Vila Velha. Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo manifestou “solidariedade à família e aos amigos nesse momento de dor”.