metropoles.com

Enfermeiro com nova variante da Covid-19: “Passei por noites horripilantes”

Altair Nonato da Silva, morador de Peruíbe, no litoral paulista, relata que sete familiares também foram contaminados com a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Enfermeiro diagnosticado com variante britânica da Covid-19 ‘Pedi a Deus para não morrer’
1 de 1 Enfermeiro diagnosticado com variante britânica da Covid-19 ‘Pedi a Deus para não morrer’ - Foto: Arquivo Pessoal

O enfermeiro Altair Nonato da Silva, 45 anos, é considerado o primeiro caso confirmado de infecção pela nova variante do coronavírus em Peruíbe, na Baixada Santista (SP).

Ele atua como enfermeiro em um hospital de São Paulo. Segundo o laboratório de diagnósticos Dasa, o paciente foi infectado pela mesma cepa que surgiu no Reino Unido, na última terça-feira (16/2).

Após sete parentes testarem positivo para a Covid-19, Altair diz que percebeu maior poder de transmissão do vírus,. As informações são do portal G1.

Dentro da própria casa, a esposa do profissional foi a primeira a ter sintomas. Já Altair, fez o teste e recebeu diagnóstico positivo em 6 de janeiro. Os sintomas vieram após a confirmação do exame, com febre, tosse, dor no corpo e diarreia. Passou a monitorar para ver se teria piora no quadro.

Mesmo sendo medicado e acompanhando a situação, foi internado no Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, São Paulo. “Todos esses dias, eu tendo calafrios, sudorese noturna. Foram noites horripilantes. Falei para a minha esposa: ‘Eu vou ter que internar, porque senão eu vou morrer em casa aqui, do seu lado’ “. Altair chegou a ter 75% do pulmão comprometidos e precisou fazer uso de oxigênio.

3 imagens
O profissional conta que a esposa foi a primeira a ter sintomas da doença na residência, no fim de dezembro de 2020.
1 de 3

Enfermeiro Altair Nonato da Silva, de 45 anos, é o primeiro caso confirmado da nova variante na em Peruíbe, na Baixada Santista.

Arquivo Pessoal
2 de 3

O profissional conta que a esposa foi a primeira a ter sintomas da doença na residência, no fim de dezembro de 2020.

Arquivo Pessoal
3 de 3

SMCS
Variante

Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a variante B.1.1.7 pode ser até 70% mais transmissível do que as versões anteriores do vírus. A nova mutação foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra em setembro.

A secretaria de Saúde de Peruíbe confirmou que o sequenciamento da amostra é a mesma da variante do Reino Unido B.1.1.7. Ela havia sido informada pelo Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na última terça-feira.

No entanto, a Secretaria da Saúde de São Paulo não confirmou o novo caso da variante na cidade de Peruíbe. A pasta informou que o estado registrou 25 casos de Covid-19 da cepa de Manaus e sete casos da variante britânica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?