Energia: Lula fala com ministros em meio à negociação da Eletrobras
Além da reforma do setor, Lula tem reclamado do alto preço da conta de luz e convocou ministros para o Palácio da Alvorada
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (1º/8), com ministros no Palácio da Alvorada para tratar de uma reforma no setor da energia.
Na agenda do chefe do Executivo, constava uma reunião com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, mas também participaram Dario Durigan (secretário-executivo do Ministério da Fazenda, que está assumindo interinamente a pasta nas férias de Fernando Haddad), Alexandre Silveira (Minas e Energia), e Jorge Messias (advogado-geral da União).
Segundo Silveira, “Eletrobras sempre está na pauta” e está otimista para “remediar” a situação.
A reunião ocorre em meio ao anúncio da Eletrobras de um fato relevante, divulgado na quarta-feira (31/7). Na nota, a empresa afirmou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma prorrogação de 45 dias para uma “tentativa de conciliação e solução consensual e amigável entre as partes”.
A negociação é da Eletrobras com a União a respeito da participação do governo federal em dois conselhos da empresa, o de Administração e o Fiscal.
Além disso, são tratados acordos sobre a antecipação de recursos da conta de desenvolvimento energético e o fim do investimento da empresa na Eletronuclear.
Conta de luz
Outro ponto de tensão na área da energia é o descontentamento do presidente com o preço da conta de luz.
Na quarta-feira, Lula reconheceu o alto valor: “A gente precisava resolver o problema habitacional das pessoas mais pobres, das pessoas mais humildes, que muitas vezes não podem pagar um aluguel. E, quando pagam o aluguel, não podem pagar a conta de luz, que tá cara. E eu estou brigando para baixar a conta de luz nesse país para o povo pobre”.