metropoles.com

Energia: Lula fala com ministros em meio à negociação da Eletrobras

Além da reforma do setor, Lula tem reclamado do alto preço da conta de luz e convocou ministros para o Palácio da Alvorada

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula e Rui Costa - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Rui Costa - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (1º/8), com ministros no Palácio da Alvorada para tratar de uma reforma no setor da energia.

Na agenda do chefe do Executivo, constava uma reunião com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, mas também participaram Dario Durigan (secretário-executivo do Ministério da Fazenda, que está assumindo interinamente a pasta nas férias de Fernando Haddad), Alexandre Silveira (Minas e Energia), e Jorge Messias (advogado-geral da União).

Segundo Silveira, “Eletrobras sempre está na pauta” e está otimista para “remediar” a situação.

A reunião ocorre em meio ao anúncio da Eletrobras de um fato relevante, divulgado na quarta-feira (31/7). Na nota, a empresa afirmou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma prorrogação de 45 dias para uma “tentativa de conciliação e solução consensual e amigável entre as partes”.

A negociação é da Eletrobras com a União a respeito da participação do governo federal em dois conselhos da empresa, o de Administração e o Fiscal.

Além disso, são tratados acordos sobre a antecipação de recursos da conta de desenvolvimento energético e o fim do investimento da empresa na Eletronuclear.

Conta de luz

Outro ponto de tensão na área da energia é o descontentamento do presidente com o preço da conta de luz.

Na quarta-feira, Lula reconheceu o alto valor: “A gente precisava resolver o problema habitacional das pessoas mais pobres, das pessoas mais humildes, que muitas vezes não podem pagar um aluguel. E, quando pagam o aluguel, não podem pagar a conta de luz, que tá cara. E eu estou brigando para baixar a conta de luz nesse país para o povo pobre”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?