metropoles.com

Energia: baixa em reservatórios eleva bandeira vermelha para patamar 2

Patamar 1 já estava em vigor em setembro e agora, com piora no cenário, conta vai ter acréscimo maior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Linhas de transmissão escoam a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Itumbiara (GO)
1 de 1 Linhas de transmissão escoam a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Itumbiara (GO) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

As contas de energia referentes ao mês de outubro estarão sobre a bandeira vermelha patamar 2. A determinação foi divulgada nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira, as contas de energia terão um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A bandeira vermelha patamar 2 é o grau mais elevado na estrutura tarifária, que aumenta a conta quando há menos água nos reservatórios das usinas hidrelétricas. O acréscimo da bandeira tarifária tem como objetivo equilibrar os gastos de geração que sobem quando as hidrelétricas estão com menos água e as termelétricas são mais acionadas. No mês de setembro vigorou a bandeira tarifária patamar 1, que representa uma acréscimo de R$ 4,46.

No momento atual, os reservatórios das hidrelétricas estão em baixa. Além disto, o governo federal estuda o retorno do horário de verão. O objetivo é reduzir a demanda no pico de demanda. Isto faria com que as termelétricas, que encarecem a conta, fossem menos acionadas.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela agência em 2015. Ele é um mecanismo que indica aos consumidores a situação dos custos da geração de energia no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?