metropoles.com

Enem: MEC comemora aumento de alunos de escola pública inscritos

Ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu número de participantes no Enem 2024 ao programa Pé-de-Meia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ângelo Miguel/MEC
Ministro Camilo Santana em reunião do GEM em Fortaleza
1 de 1 Ministro Camilo Santana em reunião do GEM em Fortaleza - Foto: Ângelo Miguel/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou, na noite deste domingo (3/11), o aumento no número de alunos de escola pública concluintes do ensino médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A fala foi feita durante coletiva de imprensa para balanço do primeiro dia de provas.

“Isso foi um passo importante e eu considero que não só pelo esforço dos estados, secretários estaduais, das redes que estimulam a inscrição, mas um efeito forte do programa Pé-de-Meia, que pagará ao aluno inscrito que realizar as duas etapas da prova mais uma parcela extra”, explicou Camilo.

O projeto garante R$ 9,2 mil para estudantes do Ensino Médio, a fim de combater a evasão escolar. O incentivo mensal é de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento.

Enquanto em 2023 apenas 58% dos concluintes do ensino médio em escolas públicas se inscreveram no Enem, neste ano o número saltou para 94% dos alunos.

De acordo com o ministro, a abstenção no primeiro dia de prova foi de 26,6%. No total, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram.

De acordo com o MEC, o número representa queda na abstenção do primeiro dia de provas em relação aos anos anteriores. Em 2023, 28,1% dos participantes não compareceram. Em 2022, o número foi de 28,3% dos inscritos.

Primeiro dia de provas

No primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Além disso, os candidatos precisaram também produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O tema deste ano foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A divulgação das notas individuais será feita apenas em 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo (10/11), os candidatos voltarão aos locais de prova para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?