Enem: Consed pede à CBF para mudar datas da final da Copa do Brasil
O Consed entende que o conflito de datas do Enem e a final da Copa do Brasil podem prejudicar os estudantes, principalmente do Rio e Minas
atualizado
Compartilhar notícia
O conflito de datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da final da Copa do Brasil tem gerado preocupação. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) pediu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a alteração do jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro. O pedido visa evitar que estudantes, principalmente do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sejam prejudicados.
Em nota, o Consed reconhece a relevância da final e do Enem, porém, esclarece que a coincidência de datas, especialmente na cidade dos times envolvidos, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores.
“Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem”, diz o Consed.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação pede à CBF que as datas ou horários das partidas sejam reavaliados para garantir que os estudantes não sejam prejudicados.
“Por fim, o conselho reforça seu compromisso com a educação e o futuro dos estudantes brasileiros, e confia que as autoridades envolvidas considerarão medidas que garantam o equilíbrio entre esses dois eventos de grande relevância nacional”.
Enem
O Enem teve 4 milhões de estudantes inscritos. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h, com término do exame previsto para 19h e 18h30.