metropoles.com

Enem: após imagem da prova vazar, PF faz diligências no DF e em PE

Candidatos inscritos no Enem fizeram, neste domingo (5/11), provas de linguagens, ciências humanas e redação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida dos alunos do DF chegando para o Enem - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida dos alunos do DF chegando para o Enem - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado em todo o país neste domingo (5/11). De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 3,9 milhões de candidatos inscritos para fazer a prova.

Em coletiva durante a noite, o ministro da Educação, Camilo Santana, deu mais informações sobre a ação da Polícia Federal (PF) depois da divulgação de fotos da prova – durante o horário do exame – com o que seria uma página da prova. De acordo com o titular do MEC, a PF já realizou duas diligências: uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal.

“A polícia está engajada para identificar, fazer toda a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para a gente identificar a divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas”, afirmou Camilo.

A abstenção neste primeiro dia de exame foi de 28,1%. 

A imagem em questão revela a página com o tema da redação do Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A foto mostra ainda os texto de apoio que acompanham a etapa da prova.

Imagem colorida de página da redação do Enem - MEtrópoles

Não está claro se a imagem foi capturada antes ou durante a aplicação da prova, que teve início a partir 13h30 no horário de Brasília. No entanto, a divulgação ocorreu durante a realização do exame, segundo o Inep. Conforme as regras do Enem, os participantes não podem utilizar smartphones ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante a prova.

Segundo a assessoria de comunicação do Inep, sempre que o instituto é informado sobre possíveis vazamentos ou violações das provas, a Polícia Federal é acionada para conduzir investigações.

Provas e redação

Neste domingo, foram aplicadas duas provas, com 45 questões objetivas cada, além da redação com tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. As provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Dentro da prova de linguagens, o participante responde também questões de língua estrangeira: inglês ou espanhol.

Os participantes tiveram até cinco horas e trinta minutos para resolver as questões. Os portões dos locais de prova abriram às 12h e fecharam às 13h. As provas começaram às 13h30 e se encerram às 19h, no horário de Brasília.

7 imagens
Estudantes chegam atrasados para o Enem
São 45 questões objetivas para cada avaliação, além da redação
Em Brasília, milhares de estudantes se preparam para o momento da prova
1 de 7

Estudantes chegam atrasados para o Enem

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 7

Estudantes chegam atrasados para o Enem

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 7

São 45 questões objetivas para cada avaliação, além da redação

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 7

Em Brasília, milhares de estudantes se preparam para o momento da prova

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 7

Jônatas Martins/Metrópoles
7 de 7

Enem, a principal forma forma de ingresso nas universidades públicas do país

Hugo Barreto/Metrópoles

As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.

De acordo com o Inep, 61% dos inscritos para o Enem são mulheres (2.411.061 pessoas) e 39% homens (1.522.931 do total). A maior parte dos candidatos já concluiu o ensino médio (48,17%). Logo atrás, vem os que estão cursando o terceiro ano em 2023 (35,61%) e os que estão cursando o ensino médio, mas não concluem em 2023 (15,76%). Há ainda um pequeno grupo que não está nem cursando o ensino médio, nem o concluiu (0,46%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?