metropoles.com

Enem 2023: saiba quais as próximas etapas de acesso ao ensino superior

De acordo com especialista, estudantes devem descansar, mas também ficar atentos aos prazos e às regras para acesso ao Ensino Superior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de alunos chegando ao CEUB para segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM Brasília DF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de alunos chegando ao CEUB para segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM Brasília DF - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 chegou ao fim, mas o processo para que os mais de 3,9 milhões de inscritos atinjam o ensino superior ainda não acabou. Depois das duas provas do Enem, muitos candidatos podem sentir ansiedade diante da dúvida sobre o que fazer a seguir. 

De acordo com especialistas, o primeiro passo é descansar. Depois de tantos meses de preparo e rotina normalmente exaustiva de estudos, é necessário relaxar o corpo e a mente.

Danilo Capelari, coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, alerta para a necessidade do descanso e para a atenção aos processos seletivos. “Se será apenas uma semana, duas ou menos, depende muito daquilo que o estudante se programou para fazer”, assinala. 

Outro aspecto que gera dúvidas nos estudantes é como deve ser esse descanso. O especialista ressalta que isso é relativo e que não existe uma regra. Mas, se possível, viagens, mesmo que curtas, podem ser interessantes, assim como atividade física, leituras, filmes e séries. O foco deve estar em atividades que tragam lazer, entretenimento e que recomponham o estado físico e mental.

“No Brasil, temos atualmente vários programas que ajudam o estudante a conquistar uma vaga em uma faculdade, seja pública ou privada. Esse também é o momento para procurar se informar com cuidado e atenção sobre todas as possibilidades que estão ao alcance, para não deixar passar nenhuma informação ou prazo importante”, reforça. 

21 imagens
Publicação dos resultados deve ocorrer em 16 de janeiro de 2024
A partir das 15h30, os candidatos poderão sair dos locais de prova, mas sem o caderno de questões, que só será liberado após as 18h
1 de 21

Candidatos encaram o segundo dia do exame para testar os conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia —, além de matemática e suas tecnologias

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 21

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 21

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 21

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 21

Publicação dos resultados deve ocorrer em 16 de janeiro de 2024

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 21

A partir das 15h30, os candidatos poderão sair dos locais de prova, mas sem o caderno de questões, que só será liberado após as 18h

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 21

"Espero ir bem e que eu não tenha muita dificuldade. Quero acabar no tempo certo", contou Alessandra Bragança, 19 anos, que pretende cursar jornalismo

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 21

Os portões abriram às 12h e fecham às 13h

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 21

Vinícius Schmidt/Metrópoles
10 de 21

Número de inscritos para o Enem PPL 2023 aumentou 10%

Divulgação/Governo de São Paulo
11 de 21

Divulgação do gabarito oficial está prevista para 24 de novembro

Vinícius Schmidt/Metrópoles
12 de 21

Vinícius Schmidt/Metrópoles
13 de 21

Estudantes chegam atrasados para o Enem

Hugo Barreto/Metrópoles
14 de 21

Estudantes chegam atrasados para o Enem

Hugo Barreto/Metrópoles
15 de 21

Hugo Barreto/Metrópoles
16 de 21

Neste domingo, os alunos têm pela frente as provas de ciências humanas, linguagens e redação

Hugo Barreto/Metrópoles
17 de 21

São 45 questões objetivas para cada avaliação, além da redação

Hugo Barreto/Metrópoles
18 de 21

Em Brasília, milhares de estudantes se preparam para o momento da prova

Hugo Barreto/Metrópoles
19 de 21

A aplicação das provas começam às 13h30 e se encerra às 18h30, seguindo o horário de Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
20 de 21

Alunos de escola estadual de São Paulo

Divulgação/Governo de SP
21 de 21

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Vinícius Schmidt/Metrópoles

E agora?

Mas também há a parte prática e indispensável. Afinal, como chegar ao Ensino Superior?

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo do governo federal que utiliza a nota do Enem para o acesso ao Ensino Superior.

Os candidatos que se inscrevem nesse programa concorrem a uma vaga em universidade pública ou instituição federal. Essa é uma das formas de seleção mais concorridas e esperadas pelos estudantes. Para ser selecionado por intermédio do Sisu, é preciso estar atento ao prazo de inscrição e também depois que se inicia o processo seletivo, que costuma durar, em média, quatro dias.

Podem participar todos aqueles que realizaram as provas da última edição do Enem e não zeraram a nota da redação. Quem não conseguir vaga no processo realizado no início do ano, tem uma segunda chance na próxima edição do Sisu, no meio do ano.

Prouni – O Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal distribui bolsas de estudos para faculdades particulares.

Para conseguir participar, o estudante precisa ter realizado as provas da última edição do Enem, não ter zerado a redação e apresentar nota geral do exame acima de 450, além de se enquadrar nos requisitos de renda e formação escolar.

As bolsas podem ser de 50%, para os candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, ou de 100%, para aqueles que comprovem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Fies – O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) concede financiamentos estudantis a juros baixos e com longo prazo de pagamento, que só começam a ser realizados após o encerramento do curso.

Para participar, o estudante deve ter realizado qualquer edição do Enem a partir de 2010, ter alcançado a nota mínima de 450 e não ter zerado a redação. Também é preciso se enquadrar nos critérios de renda familiar estabelecidos pelo Fundo.

Faculdades particulares

Além de programas do governo federal, é importante que o estudante realize pesquisa cuidadosa para identificar quais faculdades particulares usam a nota do Enem como parte dos critérios de seleção.

Danilo Capelari ainda destaca que, com a nota do Enem, é possível cursar uma faculdade fora do Brasil. “Atualmente, o Inep tem convênio com mais de 50 instituições de Ensino Superior em Portugal, onde a nota do estudante pode ser utilizada.” 

Capelari, por fim, reforça a importância de se manter informado para não perder oportunidades. “É hora de aproveitar o merecido descanso pós-provas, mas sem perder o foco de que a jornada ainda não se encerrou por completo”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?