Enem 2023: gabarito oficial e caderno de provas são divulgados. Veja
A divulgação das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está prevista para 16 de janeiro de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
Dois dias após o fim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o gabarito oficial e os cadernos de provas foram divulgados nesta terça-feira (14/11). Para conferi-los, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Inicialmente, eles seriam divulgados em 24 de novembro. Porém, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram antecipar a entrega, horas após o término do segundo dia de provas.
Vale ressaltar que o gabarito do Enem só mostra a quantidade de acertos e não indica as notas finais de cada participante. Isso porque o exame usa a metodologia avaliativa da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — que leva em conta a coerência no desempenho do candidato — para calcular as notas. Desta forma, é quase impossível saber a nota apenas com o gabarito.
As notas individuais apenas serão publicadas em 16 de janeiro de 2024.
Com os resultados em mãoes, os candidatos podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
Reaplicação do Enem
Como previsto no edital, os inscritos que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem solicitar para realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O prazo para fazer o requerimento vai até 17 de novembro, na Página do Participante.
Tal medida também vale para aqueles que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada no processo de inscrição.
Panorama do 1º dia do Enem
No primeiro dia de exames, no domingo (5/11), as provas aplicadas foram de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
As questões envolveram temas como a Palestina, desigualdades como machismo e racismo, inclusão e diversidade, preconceito linguístico, ditadura militar e mudanças climáticas.
Os escritores Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo também foram citados, assim como a música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso. O educador Paulo Freire, forte alvo de críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também esteve entre os temas abordados pelo Enem.
Confira o gabarito:
O 2º dia de provas
Já no segundo dia do Enem, aplicado no último domingo (12/11), questões de ciências da natureza e matemática abordaram um torneio de futebol, sem especificar qual seria, e ainda o doping de atletas. E também tratou de uma hipotética pandemia.
A prova também contou com uma polêmica, após uma questão referente à gripe H1N1 ser anulada. Isso porque, ela foi aplicada em 2010, no exame para as pessoas restritas de liberdade. Outra pergunta semelhante foi identificada [do vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de 2003], mas não será anulada.
Veja o gabarito: