Enem 2022: pedidos de isenção de taxa começam nesta segunda
Pessoas que se ausentaram nas provas de 2021 e desejam ter isenção no exame deste ano também devem solicitar a opção até 15 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
Começa, nesta segunda-feira (4/4), o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve ser realizado pela página do participante até as 23h59 do dia 15 de abril.
Pessoas que se ausentaram nas provas de 2021 e desejam ter isenção no exame deste ano também devem solicitar a opção até 15 de abril. Para ter acesso à alternativa, é preciso justificar a ausência no último Enem.
A isenção é válida para estudantes que vão concluir o ensino médio em 2022 em escolas da rede pública. Também vale para alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
O desconto na taxa de inscrição é válido ainda para participantes com renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.820).
Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, integrantes de famílias de baixa renda, também têm direito à isenção.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 22 de abril, na página do participante. Caso o pedido seja negado, o participante pode solicitar recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 25 e 29 de abril.
As provas do Enem devem ser aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O exame para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) está previsto para os dias 6 e 13 de ezembro.
Veja o cronograma de solicitações do Enem 2022:
- Justificativa de ausência e solicitação de isenção: 4 a 15 de abril;
- Resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção: 22 de abril;
- Recurso para justificativa de ausência e de isenção: 25 a 29 de abril;
- Resultado do recurso da justificativa de ausência e de isenção: 6 de maio.