Enem 2021: confira tudo o que você precisa saber para fazer a prova
A primeira prova do Enem será aplicada neste domingo (21/11). É preciso estar atento ao que se deve levar e ao horário
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 será aplicada neste domingo (21/11). Os 3.109.762 estudantes inscritos precisam ficar atentos ao que é necessário para realizar o exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação do exame, informou que cerca de 3 milhões de pessoas vão realizar as provas no formato impresso, e 68,8 mil farão no formato digital. Os itens das duas modalidades serão idênticos.
O primeiro dia de provas terá 45 questões de linguagens e códigos, 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo dia, 28 de novembro, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 perguntas de matemática.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A distribuição das provas acontecerá às 13h30, no horário de Brasília. O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis depois do último domingo de provas.
Informações da prova
Caso não tenha recebido as informações por e-mail, o estudante inscrito precisa acessar o cartão de confirmação. Nesse documento consta o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova, além da opção por atendimento especializado. A apresentação do cartão, entretanto, não é obrigatória nos dias de provas, mas é recomendado pelo Inep que os estudantes levem o documento impresso por precaução.
O exame de 2021 está previsto para ser aplicado em dois períodos. Os que se inscreveram na chamada regular de avaliação realizarão as provas nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. Os candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020 e não compareceu nos dias das provas, realizarão aos testes em 9 e 16 de janeiro de 2022.
Para acessar o cartão de confirmação, o estudante precisa estar cadastrado na plataforma do governo federal (gov.br) e saber o login único e a senha de acesso. Aqueles que não têm cadastro para acessar a plataforma precisam fazê-lo, e quem já tem, mas esqueceu a senha, consegue recuperá-la.
Com o cadastro feito, o inscrito precisa acessar a Página do Participante pelo link e selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Depois disso, é necessário inserir o CPF ou alguma das opções de identificação disponíveis.
Depois de fazer o login, a opção “Local de prova” estará do lado esquerdo da tela. É só selecioná-la e aguardar a confirmação do assistente virtual.
O participante que tiver problemas com a senha para acessar a Página do Participante tem outras opções de acesso que dispensam o uso dela. O Inep disponibiliza o acesso ao cartão de confirmação por meio de QR Code sem senha. Para isso, basta baixar o aplicativo gov.br.
O que levar para o exame
O Inep recomenda que os participantes levem uma máscara extra para trocar durante a prova e álcool em gel, apesar de não ser obrigatório e de haver produtos nos locais dos exames. Além disso, é recomendado levar lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas, uma vez que não são permitidas e podem eliminar o candidato.
Os estudantes são aconselhados a levar o cartão de confirmação. Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes também podem imprimir uma declaração na Página do Participante para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. Essa declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias.
Em contrapartida, durante o exame, os candidatos não podem portar nenhum dispositivo eletrônico, alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro componente eletrônico, como celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, iPods, gravadores, pen-drive, mp3 e/ou similares.
Também não são permitidos fones de ouvido, gravadores e qualquer transmissor ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Itens como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular e relógios são proibidos.
Caso os participantes levem esses objetos para o exame, deverão colocá-los dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador no momento de ingressar na sala de provas.
Dicas de redação
A correção das redações está submetida à norma padrão da língua portuguesa. Dessa forma, os participantes devem evitar escrever a redação usando a linguagem neutra, que ficou popular recentemente na internet.
Além disso, de acordo com o Portal do Ministério da Educação (MEC), a correção da redação do exame é feita com base em cinco competências que devem ser seguidas pelos participantes.
Essas competências são: ter domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; e ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e respeito aos direitos humanos.