metropoles.com

Enem 2021: confira tudo o que você precisa saber para fazer a prova

A primeira prova do Enem será aplicada neste domingo (21/11). É preciso estar atento ao que se deve levar e ao horário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Enem 2021
1 de 1 Enem 2021 - Foto: Divulgação

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 será aplicada neste domingo (21/11). Os 3.109.762 estudantes inscritos precisam ficar atentos ao que é necessário para realizar o exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação do exame, informou que cerca de 3 milhões de pessoas vão realizar as provas no formato impresso, e 68,8 mil farão no formato digital. Os itens das duas modalidades serão idênticos.

5 imagens
Às vésperas da realização do exame, mais de 36 coordenadores pediram exoneração de cargos comissionados. Os servidores alertaram que o Enem corria risco
As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior
Enem
Fique atento aos prazos, para não ficar de fora
1 de 5

Graduações serão presenciais

Fernando Frazão/Agência Brasil
2 de 5

Às vésperas da realização do exame, mais de 36 coordenadores pediram exoneração de cargos comissionados. Os servidores alertaram que o Enem corria risco

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
3 de 5

As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 5

Enem

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Fique atento aos prazos, para não ficar de fora

Igo Estrela/Metrópoles

O primeiro dia de provas terá 45 questões de linguagens e códigos, 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo dia, 28 de novembro, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 perguntas de matemática.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A distribuição das provas acontecerá às 13h30, no horário de Brasília. O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis depois do último domingo de provas.

Informações da prova

Caso não tenha recebido as informações por e-mail, o estudante inscrito precisa acessar o cartão de confirmação. Nesse documento consta o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova, além da opção por atendimento especializado. A apresentação do cartão, entretanto, não é obrigatória nos dias de provas, mas é recomendado pelo Inep que os estudantes levem o documento impresso por precaução.

O exame de 2021 está previsto para ser aplicado em dois períodos. Os que se inscreveram na chamada regular de avaliação realizarão as provas nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. Os candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020 e não compareceu nos dias das provas, realizarão aos testes em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Para acessar o cartão de confirmação, o estudante precisa estar cadastrado na plataforma do governo federal (gov.br) e saber o login único e a senha de acesso. Aqueles que não têm cadastro para acessar a plataforma precisam fazê-lo, e quem já tem, mas esqueceu a senha, consegue recuperá-la.

Com o cadastro feito, o inscrito precisa acessar a Página do Participante pelo link e selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Depois disso, é necessário inserir o CPF ou alguma das opções de identificação disponíveis.

Depois de fazer o login, a opção “Local de prova” estará do lado esquerdo da tela. É só selecioná-la e aguardar a confirmação do assistente virtual.

O participante que tiver problemas com a senha para acessar a Página do Participante tem outras opções de acesso que dispensam o uso dela. O Inep disponibiliza o acesso ao cartão de confirmação por meio de QR Code sem senha. Para isso, basta baixar o aplicativo gov.br.

O que levar para o exame

O Inep recomenda que os participantes levem uma máscara extra para trocar durante a prova e álcool em gel, apesar de não ser obrigatório e de haver produtos nos locais dos exames. Além disso, é recomendado levar lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas, uma vez que não são permitidas e podem eliminar o candidato.

Os estudantes são aconselhados a levar o cartão de confirmação. Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes também podem imprimir uma declaração na Página do Participante para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. Essa declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias.

Em contrapartida, durante o exame, os candidatos não podem portar nenhum dispositivo eletrônico, alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro componente eletrônico, como celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, iPods, gravadores, pen-drive, mp3 e/ou similares.

Também não são permitidos fones de ouvido, gravadores e qualquer transmissor ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Itens como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular e relógios são proibidos.

Caso os participantes levem esses objetos para o exame, deverão colocá-los dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador no momento de ingressar na sala de provas.

Dicas de redação

A correção das redações está submetida à norma padrão da língua portuguesa. Dessa forma, os participantes devem evitar escrever a redação usando a linguagem neutra, que ficou popular recentemente na internet.

Além disso, de acordo com o Portal do Ministério da Educação (MEC), a correção da redação do exame é feita com base em cinco competências que devem ser seguidas pelos participantes.

Essas competências são: ter domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; e ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e respeito aos direitos humanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?