Enem 2020: horário, data e orientações para o segundo dia de prova
Segunda prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre no domingo (24/1). Questões serão na área de exatas
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (24/1). Desta vez, os 5,78 milhões de participantes inscritos deverão responder questões das áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Assim como a primeira prova, que foi aplicada no último domingo (17/1), a segunda etapa contará com 90 questões (45 para cada área do conhecimento). Veja quais são as principais orientações para quem participará do exame.
Horários
Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. O exame terá início pontualmente às 13h e tem término previsto para as 18h30. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, recomenda que os participantes cheguem cedo para evitar aglomerações e o risco de contaminação por Covid-19.
O que levar?
Todos os participantes devem levar documento de identificação com foto: Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho ou Passaporte.
Caso você tenha perdido a via original do documento, será necessário apresentar boletim de ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação das provas.
Além disso, para responder as questões, é necessário ter uma caneta de tinta preta e tubo transparente. O Inep também recomenda que os participantes levem álcool em gel e o cartão de confirmação da inscrição no exame.
Em 2021, outro item essencial será a máscara de proteção facial. Segundo o Inep, participantes que não usarem o acessório, cobrindo o nariz e a boca, poderão ser eliminados do exame. Retirar a máscara só será permitido para trocá-la por outra.
Lembre-se de manter celulares e outros aparelhos eletrônicos desligados. Os itens devem ser guardados no envelope porta-objetos, distribuído a todos os participantes na entrada da sala.
Covid-19
Segundo o Inep, participantes que apresentarem sintomas de Covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de prova. Nesses casos, os estudantes precisam comprovar e comunicar a condição ao instituto, por meio da página do participante, antes da aplicação da prova.
O documento de comprovação da doença deve ter o nome do participante, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10) e a assinatura de um profissional da saúde registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Para esses candidatos, haverá reaplicação do exame. As provas estão previstas para os dias 23 e 24 de fevereiro.
Ainda segundo o Inep, uma série de medidas de biossegurança serão aplicadas para evitar a contaminação dos participantes pela Covid-19. O instituto informou que investiu R$ 64 milhões em medidas de prevenção contra o coronavírus.
De acordo com o instituto, as salas de aula contariam com até 50% da capacidade máxima de ocupação nos dois dias de prova. No entanto, na aplicação da primeira etapa, estudantes relataram aglomerações dentro e fora dos locais de aplicação.
Cronograma oficial do Enem 2020
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021.
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
- Reaplicação das provas e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.
- Resultados: 29 de março de 2021.
Mais informações na página do Inep.