metropoles.com

Endometriose: Câmara aprova fim da carência para auxílio-doença

Proposta inclui a endometriose incapacitante no rol de doenças que independem de carência para concessão de auxílio-doença e aposentadoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Martin-dm/Getty Images
Foto colorida de mulher deitada em cama e com uma bolsa de água quente na barriga - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher deitada em cama e com uma bolsa de água quente na barriga - Metrópoles - Foto: Martin-dm/Getty Images

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (16/10), o Projeto de Lei (PL) 1.069/2023, que inclui a endometriose incapacitante no rol de doenças que não dependem de carência para concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Agora, o texto segue para análise no Senado Federal.

O texto, da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), também propõe a criação de centros de referência para tratamento da endometriose, campanhas de conscientização sobre a condição e atualização do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender melhor as pacientes.

“Um outro grande problema não só para as mulheres, mas para todo o sistema de saúde, é que há diversos outros problemas relacionados à endometriose, como, por exemplo, o risco desses tecidos do endométrio se espalharem para outros órgãos como intestino, bexiga e pulmões, causando sintomas ainda mais graves e incapacitantes, como obstrução intestinal, dificuldade para urinar ou respirar, e dor constante”, argumenta a deputada Dayany.

A condição é caracterizada pela proliferação do tecido endometrial fora do útero das mulheres, o que gera dores intensas e irregularidade na menstruação.

A proposta cria a Política Nacional para Prevenção e Tratamento da Endometriose, com ações integradas para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença no Brasil. Como, por exemplo, fomento à pesquisa e protocolos de atendimento.

O texto, no entanto, não especifica a fonte de financiamento para as políticas públicas voltadas ao tratamento da endometriose, por não acarretar “repercussão direta ou indireta na receita ou na despesa da União”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?