metropoles.com

Endividamento das famílias brasileiras já é maior do que na crise de 2014

O número de famílias endividadas chegou a 67,1%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o número de brasileiros com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro atingiu o percentual mais alto da história no mês de junho, ultrapassando a taxa registrada na crise de 2014.

O número de famílias endividadas chegou a 67,1%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), renovando o maior patamar da série, em janeiro de 2010.

Também em junho, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso chegou a 25,4%, o maior desde dezembro de 2017. Já o total de famílias que permaneceriam inadimplentes atingiu 11,6%.

Para as famílias com renda até 10 salários mínimos, o percentual de endividados cresceu de 67,4% em maio para 68,2% em junho. Já para as que têm renda acima de 10 salários mínimos, esse mesmo percentual caiu de 61,3% em maio para 60,7% em junho.

Tipos de dívida

Em relação aos tipos de dívida, o cartão de crédito, apesar de leve recuo mensal, continua sendo o mais apontado pelos brasileiros como a principal modalidade de endividamento (76,1%). Carnês (17,4%) e financiamento de veículos (11,7%) também permanecem na segunda e terceira posições, respectivamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?