Encontro sobre segurança do BID será no estado mais violento do país
Autoridades da América Latina e do Caribe participam de Semana da Segurança Pública Cidadã e Justiça em Brasília e Salvador (BA)
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro encontro sobre segurança pública promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que acontece no Brasil será sediado em Brasília e Salvador (BA). Diversas autoridades da América Latina e do Caribe estão no país para participar da Semana da Segurança Cidadã e Justiça, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro.
A programação do evento inclui a capital da Bahia, estado que se destacou com a maior quantidade de homicídios e mortes por intervenção policial no ano passado, segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A escolha da cidade foi antes da divulgação da pesquisa.
O tema do evento deste ano é “o desafio do crime organizado para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe: evidências e respostas nacionais e transnacionais”.
Abertura da Semana de Segurança não teve Dino
A solenidade de abertura da Semana da Segurança acontece na manhã desta segunda-feira (25/9) no Palácio da Justiça, em Brasília. Além do BID, o evento é promovido pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.
O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, participou da abertura em Brasília (DF) ao lado do Secretário Executivo do MJ, Ricardo Cappelli. O ministro da Justiça Flávio Dino desmarcou de última hora, após ser chamado para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính.
Participam do evento ministros e autoridades da área da Justiça da Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Haiti, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago e Uruguai.