metropoles.com

Enchentes no RS já provocaram a morte de 29,3 mil animais da pecuária

Dados da Emater apontam ainda que a produção não coletada de leite chegou a 327,3 mil litros, lesando um total de 813 produtores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Secom RS
Imagem mostra destruição deixada em cidades do Rio Grande do Sul após a passagem de ciclone extratropical - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra destruição deixada em cidades do Rio Grande do Sul após a passagem de ciclone extratropical - Metrópoles - Foto: Divulgação/Secom RS

As enchentes que já provocaram a morte de 43 pessoas no Rio Grande do Sul também causaram forte impacto para produtores rurais da região. Após a passagem do ciclone extratropical, no início de setembro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) fez um levantamento das perdas relacionadas a infraestrutura, produção primária, pecuária e pastagens, em decorrência dos fatores climáticos e os resultados são preocupantes.

Até o momento, as chuvas, enchentes, transbordamentos de leitos de rios e arroios provocaram a morte de 29.356 animais, entre bovinos de corte e de leite, suínos e aves. Foram perdidas ainda 370 caixas de abelhas e 35,5 toneladas de peixe. A produção não coletada de leite chegou a 327,3 mil litros, lesando um total de 813 produtores.

A produção de forragens se perdeu e isso impacta diretamente na atividade pecuária. Afeta a produção de carne e de leite, e representa um desafio adicional para os produtores, que buscam alternativas para suprir as necessidades alimentares de seus rebanhos.

Foram atingidos 1.880 hectares de pastagem nativa, 10.730 hectares de pastagem cultivada e 50 hectares de silagem, com um total de 1.022 produtores prejudicados. Houve perda de 35,5 mil pés de eucalipto.

Os dados são do sistema Sisperdas, que é abastecido, em primeira mão, por todos os escritórios regionais e municipais da Emater com informações a respeito das localidades. Conforme o relatório, as condições climáticas adversas afetaram 50 municípios, 665 localidades e 10.787 propriedades.

Estradas

Em relação à infraestrutura, o evento climático afetou 4.456,8 quilômetros de estradas vicinais e causou problemas de escoamento da produção em 197 comunidades. Houve danos em 1.192 casas, 621 galpões, 12 armazéns, 116 silos, 25 estufas de fumo, 25 estufas/túneis plásticos para horticultura, 128 açudes (piscicultura/irrigação), 53 aviários e 45 pocilgas.

Na produção primária, as chuvas torrenciais resultaram em sérias perdas na produção primária, afetando principalmente grãos, frutas, olericultura e fumo. As perdas se mostraram significativas, com destaque para milho e trigo, que tiveram grandes áreas atingidas e alto volume de produção perdidas.

Na fruticultura, vários cultivos, como laranja e uva, sofreram perdas consideráveis. A olericultura e a produção de fumo foram duramente atingidas, prejudicando muitos produtores. Ao todo, 1.616 produtores tiveram perdas na produção de grãos, 88 na fruticultura, 2.691 no fumo e 198 na olericultura.

Rio Taquari

Segundo o levantamento, na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Lajeado, a mais severamente atingida devido à cheio do rio Taquari, que chegou à marca de 29m 45cm, o setor de turismo rural, que desempenhava um papel importante na região, foi prejudicado devido aos danos na infraestrutura e nas paisagens naturais inundadas.

Além disso, há relatos de agroindústrias familiares afetadas, como a Lansing, em Arroio do Meio, que teve toda a sua estrutura danificada. Isso inclui a perda de estoques de produção e insumos para a próxima safra, cercas destruídas e áreas com solo devastado.

Em General Câmara, o Taquari inundou uma comunidade quilombola, e as famílias foram retiradas do local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?