Enchentes no RS: FAB usa drone para identificar pessoas isoladas
Esta é a 1ª vez que o drone RQ-900 da FAB é usado em missão de desastre natural. O Rio Grande do Sul sofre com enchentes desde 29 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, nesse domingo (5/5), que usa uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) – um tipo de drone – para sobrevoar Quarta Colônia, área que engloba nove municípios da região central do Rio Grande do Sul, com intuito de localizar e identificar pessoas isoladas devido às enchentes.
Desde 29 de abril, o estado gaúcho sofre com chuvas fortes.
O drone, de modelo RQ-900, é operado pelo Esquadrão Hórus, da Base Aérea de Santa Maria (BASM). A ARP decolou às 13h55 desse domingo. Segundo a Força Aérea, essa é a primeira vez que a aeronave é usada em missão de desastre natural.
A FAB orienta que as pessoas isoladas, em situação de risco e com necessidade de resgate, ao ouvirem e visualizarem a aeronave, saiam dos abrigos, sinalizem ou façam marcas no solo. Esses procedimentos servem para auxiliar na identificação e enviar o resgate.
Confira o drone:
Enchentes no RS
De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos em decorrência das chuvas subiu para 78. O boletim, divulgado às 18h desse domingo, traz os seguintes dados:
- Municípios afetados: 341
- Pessoas em abrigos: 18.487
- Desalojados: 115.844
- Afetados: 844.673
- Feridos: 175
- Desaparecidos: 105
- Óbitos confirmados: 78
- Óbitos em investigação: 4