metropoles.com

Enchentes no RS afetam funcionamento portuário no estado. Entenda

Unidades portuárias de Pelotas e de Porto Alegre estão paralisadas pelas enchentes. Entretanto, unidade do Rio Grande opera normalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Portos RS
Foto colorida do Porto de Rio Grande (RS) enchentes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Porto de Rio Grande (RS) enchentes - Metrópoles - Foto: Divulgação/Portos RS

A Portos RS, autoridade dos portos do Rio Grande do Sul, informou, na manhã desta terça-feira (7/5), que as unidades de Pelotas e de Porto Alegre estão paralisadas por causa das enchentes na região.

Entretanto,  de acordo com a autoridade portuária, a unidade do Rio Grande opera normalmente e é constantemente acompanhada devido a elevação do nível da Laguna dos Patos.

O Porto de Porto Alegre é a unidade, até então, mais afetada pelas chuvas, em razão do nível do Guaíba, que se encontra mais de 5m acima da cota de inundação. O porto está com as operações suspensas e há um navio atracado no cais pela impossibilidade da navegação até a capital.

Com relação à travessia para São José do Norte, município no extremo sul do estado, o transporte de passageiros encontra-se suspenso, sendo mantido apenas a balsa para veículos.

“É um momento bastante difícil que estamos enfrentando em nosso estado. A prioridade agora é para o resgate das vítimas que estão ilhadas e para que os números não aumentem ainda mais”, afirma o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

Vítimas das enchentes

O número de mortos no Rio Grande do Sul subiu, na manhã desta terça-feira (7/5), para 90. Há ainda quatro óbitos sob investigação, 132 pessoas desaparecidas e 361 feridos. A informação consta no mais recente boletim da Defesa Civil do estado.

Até o momento, 1.367.506 pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 388 municípios. Desse total, quase 156 mil estão desalojadas, e outras 48 mil foram acolhidas em abrigos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?