Enchentes e chuva voltam a causar destruição no Rio Grande do Sul
Cidades atingidas por tempestades em setembro voltam a alerta com aumento do nível do rio Taquari, pontes e centro esportivo são destruídos
atualizado
Compartilhar notícia
O Rio Grande do Sul volta a viver uma situação de caos com chuva e fortes ventos desde sexta-feira (17/11). Há registros de pontes destruídas, pessoas desabrigadas, falta de energia e estradas interditadas por causa de quedas de árvores.
Uma das regiões atingidas é o Vale do Taquari, mesma região bastante atingida por tempestades no mês de setembro. O governador Eduardo Leite (PSDB) gravou um vídeo de alerta por volta das 16h deste sábado (18/11), pedindo que moradores de áreas de risco próximas ao Rio Taquari deixem suas casas.
“O risco é real e precisamos que as pessoas que vivem nessas localidades de risco, deixem suas casas e possam estar em locais seguros”, afirmou o governador. O nível do rio deve subir cada vez mais nas próximas horas.
Resgate de canoa
Dezenas de municípios já relataram danos para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Um centro de esportes de Giruá (RS) foi atingido enquanto pessoas estavam no local. Uma jovem de 26 anos morreu e uma pessoa está gravemente ferida. A tempestade foi tão forte que a estrutura de metal do local ficou retorcida.
Em Taquara (RS), mais de 100 pessoas foram retiradas de suas casas com a ajuda de barcos. Moradores usaram canoas para salvar alguns bens e animais de estimação.
Também foram atingidas pelas chuvas as regiões da Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre.