metropoles.com

Empresários, banqueiros e artistas assinam carta de apoio à democracia

Sem citar nomes, o texto diz que o Brasil “passa por um momento de perigo”, mas “não há mais espaço para retrocessos autoritários” no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Bandeira do Brasil no Palácio do Planalto
1 de 1 Bandeira do Brasil no Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um grupo formado por empresários, banqueiros, juristas e artistas assinaram carta em defesa da democracia brasileira e do sistema eleitoral. O manifesto foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e tem ganhado apoio de peso desde que começou a circular na semana passada. Segundo o texto, não serão tolerados “ataques infundados” às eleições.

A lista de signatários é extensa. Entre eles estão Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, co-presidentes do Conselho de administração do Itaú Unibanco; Candido Bracher, que também integra o conselho da instituição; e Pedro Passos e Guilherme Leal, do grupo Natura.

As assinaturas ainda estão sendo colhidas e a Faculdade de Direito da USP estima que todos os nomes serão apresentados ainda nesta terça-feira (26/7), até as 17h.

O que diz a carta?

Sem citar culpados, a carta aberta afirma que o Brasil “está passando por um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”.

O texto ainda sai em defesa das urnas eletrônicas ao dizer que “o processo de apuração no país tem servido de exemplo no mundo, com respeito aos resultados e transição republicana de governo”.

“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários”, diz trecho da carta. E segue: “Ditadura e tortura pertencem ao passado”.

Leia a íntegra do manifesto:

Carta em defesa da democracia by Metropoles on Scribd

Leitura da carta

Um ato está programado para ocorrer na manhã do dia 11 de agosto, na Faculdade de Direito, onde será feita a leitura da carta, pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello. Além de Celso, outros ex-ministros da Corte assinaram o documento, como Sepúlveda Pertence, Carlos Ayres Britto, Carlos Velloso e Eros Grau.

O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga estão entre os signatários, além de artistas, como Chico Buarque e a atriz Alessandra Negrini.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?