metropoles.com

Empresário consegue licença da Justiça para plantar cannabis em casa

Matheus Nascente alegou ter diversos problemas de saúde e conseguiu autorização para cultivar e usar cannabis, na última sexta-feira (27/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Fotografia colorida do empresário Matheus Nascente, de 29 anos
1 de 1 Fotografia colorida do empresário Matheus Nascente, de 29 anos - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Matheus Nascente, 29 anos, conseguiu autorização da Justiça Federal para cultivar e usar cannabis a fim de tratar problemas de saúde. A decisão, que saiu na última sexta-feira (27/1), o autoriza a usar maconha dentro do apartamento, em Goiânia.

O juiz Alderico Rocha Santos, que concedeu o habeas corpus ao empresário, destacou na decisão que Matheus não pode vender ou ceder cannabis, sementes ou derivados para consumo ou comercialização de outras pessoas.

Na petição enviada à Justiça, os advogados alegam que Matheus tem diversos problemas de saúde, que fizeram das consultas médicas uma rotina desde a infância.

“A rotina de visitas a médicos para realização de exames e procedimentos diversos iniciou-se logo na infância e, desde 1994, constam registros médicos referentes à intolerância à lactose, refluxo, vômito, gases, dores abdominais, além de se apresentar como uma criança inquieta e agitada”, diz o documento

Dignosticado com TDAH aos 6 anos, o empresário fazia o uso controlado de Ritalina. Os efeitos colaterais do remédio geraram novos problemas de saúde. Então, a família decidiu mudar o tratamento, e Matheus passou a tomar remédios homeopáticos, como florais, fitoterápicos e tinturas, entre 2000 e 2007.

Ao decorrer da vida, no entanto, o empresário começou a desenvolver complicações no quadro de saúde, “com dores intensas na coluna lombar, transtorno bipolar afetivo e gastrite acentuada”.

Após não encontrar nenhum tratamento efetivo, Matheus passou a tomar remédios à base de cannabis. Em 2021 e 2022, com os altos preços de importação de medicamentos do tipo, o empresário fez diversos cursos de cultivo de cannabis medicinal e decidiu começar a cultivar a planta.

O método usado pelo empresário foi o de cultivo indoorfeito em ambiente fechado, mais especifcamente no banheiro do apartamento de Matheus, com iluminação artificial e vedação de todas as arestas para que não haja poluição olfativa, visual e sonora.

Matheus tem um perfil dedicado à divulgação do cultivo de cannabis e publicou vídeo nas redes comemorando a decisão da Justiça Federal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @nasceras

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?