metropoles.com

Empresa que fez laudo de Brumadinho não emitirá novos documentos

A Tüv Süd disse que está investigando “minuciosamente” os processos internos para apurar causas do rompimento no Córrego do Feijão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bárbara Ferreira/Especial para o Metrópoles
Imagem mostra lama em Brumadinho após rompimento de barragem - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra lama em Brumadinho após rompimento de barragem - Metrópoles - Foto: Bárbara Ferreira/Especial para o Metrópoles

A alemã Tüv Süd, que prestou serviço de certificação de segurança para a Barragem 1 da Vale, em Brumadinho (MG), informou nesta terça-feira (19/2) à mineradora brasileira que não vai mais emitir Declarações de Estabilidade de Barragens (DCEs) para a companhia até que seja revisto o sistema de avaliação das DCEs. A empresa de certificações disse ainda que está investigando “minuciosamente” os processos internos para apurar as possíveis causas do rompimento da barragem da Vale em Minas Gerais.

A empresa elogiou a iniciativa do governo brasileiro de reforçar a segurança das barragens de rejeito a montante e desativá-las até 2021. Segundo a Tüv Süd, existe uma incerteza se o atual sistema de DCEs fornece uma declaração confiável do status de estabilidade das barragens. “Considerando essas preocupações de segurança, a Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria LTDA informou à Vale que não está em posição de emitir futuros DCEs e relatórios até que uma revisão completa do sistema seja concluída.”

“A Tüv Süd está oferecendo sua total cooperação e expertise para autoridades e instituições”, disse a empresa em nota no seu site internacional.

O rompimento da Barragem 1 da Vale em Brumadinho, que recebia os rejeitos da mina Córrego do Feijão, rompeu no dia 25 de janeiro e caminha para deixar um saldo de mais de 300 mortos.

Procurada, a Vale não respondeu até o fechamento deste texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?