Empresa da família de Caiado é multada por desmatamento ilegal
Além da multa de R$ 76,4 mil, responsáveis terão que fazer reflorestamento de área. A vegetação retirada fica em uma APP
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma empresa que pertence à família do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi multada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por desmatamento ilegal. Conforme a pasta, a vegetação retirada está localizada em uma área de preservação permanente, dentro de uma propriedade rural.
A Fazenda Limoeiro fica em Hidrolina, no norte goiano, e está registrada nos nomes do governador e outros cinco irmãos. Dois deles aparecem como administradores da empresa.
Além do limite
De acordo com a Semad, a fazenda tinha licença para desmatar uma área, no entanto, durante uma verificação, foi constatado que o desmatamento ultrapassou o limite permitido para a retirada da vegetação.
Segundo a secretaria, a fazenda derrubou oito hectares da mata ciliar que protege duas nascentes do Rio das Almas. Por lei, não poderia haver desmatamento ali. A multa aplicada pela Semad foi de R$ 76,5 mil e a área desmatada está embargada pelo órgão desde agosto, para o reflorestamento.
Sobre o desmatamento na fazenda, o governador Ronaldo Caiado elogiou a Semad e disse que tem uma conta de participação na sociedade, mas não faz parte da administração da empresa.
Segundo ele, logo que foi informado da multa, parabenizou toda a equipe pela atuação isenta e responsável. O governador finalizou a nota afirmando que este episódio comprova que em Goiás a legislação vale para todos.