Empresa “bombardeia” nuvens para antecipar chuvas de Carnaval
Um radar meteorológico capta nuvens carregadas e a Modclima tentar fazer com que desaguem antes de chegar em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma empresa pensou em uma maneira de antecipar as chuvas que ameaçam castigar São Paulo durante o Carnaval. A Modclima informou que a ação consiste em depositar gotículas de água potável nas nuvens que se deslocam pra capital paulista. Dessa forma, aumentam as chances de chover em uma região mais afastada.
De acordo com informações do site G1, um radar meteorológico capta nuvens carregadas de água, com potencial de chuva, e a empresa tentar fazer com que a precipitação ocorra antes de chegar na cidade.
“O principal objetivo não é evitar as chuvas, e sim interceptá-las para que elas aconteçam no lugar certo, como no reservatório da Cantareira”, afirmou Majory Imai, diretor-executivo da Modclima.
Cada aeronave despeja cerca de 300 litros de água na atmosfera e a cada 10 chuvas semeadas, 7 chuvas podem ocorrem. Para a empresa, o método não traz danos ao meio ambiente.
“‘Imita-se’ o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação, resultando na indução da chuva”, disse Imai.
A Modclima já realizou projetos desse tipo para outros fins, como, por exemplo, na época da crise hídrica da capital paulista. Entretanto, é a primeira vez que realiza o feito para garantir o sol durante o feriado de Carnaval.