Emmanuel Macron e Lula têm “agendas verdes” no Norte do Brasil
Presidente francês, Emmanuel Macron chegou ao Brasil na tarde desta terça-feira para uma série de agendas com Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belém (PA) para recepcionar o presidente da França, Emmanuel Macron. O francês chegou à capital paraense na tarde desta terça-feira (26/3) e cumprirá agenda no Brasil durante três dias.
As agendas dos dois presidentes no Norte do país têm vários recortes para temas como sustentabilidade e meio ambiente. A ida à região, inclusive, leva em consideração essas preocupações.
Após desembarcar em terras brasileiras, Macron, acompanhado de Lula, seguiu de barco para uma comunidade ribeirinha na Ilha do Combu (PA).
Macron passará por quatro cidades brasileiras, incluindo Belém, sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025.
Ao longo da passagem do francês pelo Brasil, os dois líderes vão discutir questões relacionadas às mudanças climáticas, cooperação para a resolução de desafios globais e as relações econômicas entre as nações.
Visita a chocolataria
Nesta terça, Lula e Macron farão uma visita a uma das lojas da Filha de Combu, chocolataria de Izete dos Santos Costa, conhecida como Dona Nena, na Ilha do Combu. O empreendimento é considerado uma referência em sustentabilidade.
Além disso, haverá uma cerimônia de condecoração ao cacique Raoni em reconhecimento à luta pela preservação da floresta amazônica e da cultura indígena. O ativista receberá a Legião de Honra, a mais alta honraria francesa.
Os presidentes também participarão de uma reunião com representantes dos povos indígenas.