metropoles.com

Emissão de licenças ambientais cai 65% após paralisação do Ibama

Paralisação de servidores do meio ambiente completou um mês e impacta a emissão de licenças ambientais, fiscalização e outros serviços

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ibama/Reprodução
imagem colorida mostra agentes do ibama usando roupas militares verdes com colete a prova de balas em frente a rio onde balsa de garimpo ilegal queima - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra agentes do ibama usando roupas militares verdes com colete a prova de balas em frente a rio onde balsa de garimpo ilegal queima - Metrópoles - Foto: Ibama/Reprodução

A paralisação dos servidores do meio ambiente derrubou em 65% o número de emissões de licenças ambientais pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante o primeiro mês de 2024.

De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ascema Nacional), em janeiro de 2023 o órgão concedeu 54 licenças ambientais. Já no mesmo período deste ano, o número caiu para 19, uma redução de 64,8%. A entidade alerta que a queda pode ser ainda maior caso o impasse não seja resolvido.

“A situação atual evidencia a necessidade crítica de o governo acelerar o processo de negociação. Sem uma resposta rápida e efetiva, não apenas comprometemos a eficiência do Ibama em cumprir sua missão ambiental, mas também retardamos o desenvolvimento sustentável do país”, destaca Cleberson Zavaski, presidente da Ascema Nacional.

A paralisação dos trabalhos na área do meio ambiente, que abarca servidores do Ibama, do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), completou um mês na útima sexta-feira (2/2). A mobilização cobra a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente.

Na quinta (1º/2), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou uma devolutiva às reivindicações dos servidores. A proposta, no entanto, desagradou os servidores, que classificaram as sugestões de mudança como “insuficientes”.

“Apresentamos uma proposta densa, robusta e completa, e recebemos tabelas sem premissas. Ainda que se possam depreender algumas premissas dos valores de remuneração apresentados, não há uma conexão entre aquilo que a Ascema Nacional apresentou em 09 de outubro de 2023, com o proposto pelo governo”, afirmou a entidade após a reunião.

Entre os serviços impactados pela paralisação, estão as operações de fiscalização ambiental e de terras indígenas e prevenção e controle a incêndios ambientais. Nesta terça-feira (6/2), servidores do Ibama que atuam na área do comércio exterior anunciaram apoio à paralisação. O grupo é responsável pelo controle e análise da exportação de produtos da biodiversidade e o combate à biopirataria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?