Emirados Árabes convida ditador da Síria, Bashar al-Assad, para COP28
A 28º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está marcada para começar em 30 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente e ditador da Síria, Bashar al-Assad, recebeu o convite dos Emirados Árabes Unidos para participar das próximas negociações da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, no final deste ano.
O convite para participar da COP28 veio pelo presidente dos Emirados Árabes, xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e foi divulgado pela agência de notícias estatal síria Sana.
A Síria é signatária do Acordo Climático de Paris, assim como do Protocolo de Quioto, e vive uma seca intensa desde 2007.
A COP28 está marcada para começar em 30 de novembro e termina em 12 de dezembro, em Dubai.
Essa pode se tornar a primeira vez que o ditador da Síria participa de uma cúpula global desde o início da guerra civil, que assola o país desde 2011. O conflito teve como estopim a insatisfação da população contra o autoritarismo do governante.
De acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) de junho de 2022, os primeiros 10 anos da guerra na Síria deixaram mais de 300 mil civis mortos. O número representa aproximadamente 1,5% da população do país.
Negociações da COP28
Além de representantes de países do Oriente Médio, deverão participar da COP28 líderes ocidentais e com histórico de embates com Assad, como o enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry.