metropoles.com

Emendas Pix: deputado promete “resposta à altura” da decisão de Dino

Decisão do STF suspendeu o pagamento das chamadas emendas Pix por falta de transparência e rastreabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado federal mario negromonte jr emendas pix - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado federal mario negromonte jr emendas pix - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP-BA) afirmou, nesta terça-feira (13/8), que o parlamento “dará resposta à altura” da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o pagamento das chamadas “emendas Pix”.

O parlamentar preside a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

“Certamente no dia de hoje ou de amanhã o Parlamento dará a resposta à altura dessa decisão do STF”, destacou. A fala foi feita durante a audiência pública que recebeu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Negromonte criticou o que chamou de “interferência do Judiciário” no Legislativo e afirmou que a Suprema Corte teria demonstrado “mais uma vez que não está em sintonia com os problemas dos municípios do Brasil”.

A crítica às emendas Pix

As emendas Pix permitem que parlamentares enviem recursos ao governo estadual ou a prefeituras sem esclarecer para onde vai o montante no fim, ou seja, sem especificar o destino do dinheiro. O mecanismo foi criado em 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Congresso Nacional recorreu da decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o repasse das emendas Pix. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal se manifestaram conjuntamente e disseram que a decisão de Dino tem “premissas equivocadas” e causa “insegurança jurídica”.

Deputados e senadores ficaram irritados com o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF para que as chamadas “emendas Pix” sejam declaradas inconstitucionais. Em 1º de agosto, o ministro Flávio Dino, do STF, determinou que as “emendas Pix” precisam atender aos requisitos constitucionais da transparência e da rastreabilidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?