metropoles.com

Emendas: Dino pede que AGU comprove recursos “imprescindíveis” à Saúde

Ministro do STF determinou análise da AGU sobre recurso de emendas para a área da Saúde. Verba está no centro de um impasse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida do ministro Flávio Dino
1 de 1 imagem colorida do ministro Flávio Dino - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na noite desta segunda-feira (30/12), que a Advocacia-Geral da União (AGU) comprove a imprescindibilidade de R$ 370 milhões em emendas de comissão (RP8) para cumprir o piso constitucional da Saúde. A decisão ocorre em meio a um impasse sobre o pagamento de emendas que já estavam empenhadas (autorizadas), mas tinham sido suspensas com a posição do ministro por mais transparência.

A decisão do STF é uma resposta à AGU, que havia solicitado esclarecimentos sobre uma decisão anterior do ministro, que permitia a continuidade do uso desses recursos para a saúde até 10 de janeiro de 2025. Diante de dúvidas sobre a execução orçamentária, a AGU chegou a orientar o governo federal a suspender o pagamento de R$ 4,2 bilhões até que a questão fosse totalmente esclarecida, mesmo após Dino liberar o pagamento no domingo (29/12).

Na nova decisão, Dino reforçou que a execução das emendas só poderá ocorrer mediante comprovação objetiva de que os recursos são indispensáveis para garantir o piso constitucional da Saúde. A AGU deve fornecer números detalhados sobre os valores e especificar as emendas provenientes da Câmara dos Deputados e do Senado, com os respectivos montantes.

A decisão exige urgência na comprovação dos dados pela AGU, enquanto o prazo para movimentação orçamentária se aproxima do limite estipulado.

As emendas de comissão são ferramentas legislativas que permitem a deputados e senadores destinar recursos do orçamento para áreas específicas, mediante acordos nas comissões permanentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?