metropoles.com

Embratur: Freixo vai analisar contratos e nomeações de Gilson Machado

Novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo prepara um “pente-fino” em atos feitos pelo bolsonarista Gilson Machado à frente da agência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
***foto-marcelo-freixo-psb-candidato-governo-rj
1 de 1 ***foto-marcelo-freixo-psb-candidato-governo-rj - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o deputado Marcelo Freixo, anunciou que o primeiro passo será passar um “pente-fino” em contratos, nomeações e promoções feitas pelo antigo governo nos últimos meses de 2022, quando o bolsonarista Gilson Machado esteve no comando da instituição.

A iniciativa contará com apoio de órgãos de controle e combate à corrupção, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU).

“Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados e big data, parcerias com os setores público e privado, investimentos em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas e foco em resultados”, disse Freixo.

Freixo  também destacou que seus objetivos em frente à agência serão recuperar a imagem do Brasil no exterior para atrair mais turistas, trazer investimentos e criar empregos no país.

“Além de integrar nossas ações à agenda de política externa e de vários ministérios do governo Lula, retomaremos o diálogo com o mercado e as entidades que desenvolvem ações de promoção internacional. Vamos construir uma Embratur moderna, profissional, eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

4 imagens
Deputado Marcelo Freixo
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
marcelo freixo e lula
1 de 4

Marcelo Freixo (PSol) - Marcelo Ribeiro Freixo nasceu em 12/04/1967, em São Gonçalo (RJ). Ele é professor, deputado federal e candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol)

Valter Campanato/Agência Brasil
2 de 4

Deputado Marcelo Freixo

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Reprodução/CNN
4 de 4

marcelo freixo e lula

Reprodução

Freixo promete se reunir com ministros cuja atuação está relacionada ao órgão. Segundo ele, serão encontros com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Margareth Menezes (Cultura), Ana Moser (Esportes), Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Sanfoneiro do Bolsonaro

A Embratur estava sob gestão de Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 18 de novembro de 2022.

Gilson é conhecido como “sanfoneiro do Bolsonaro”. Ele foi exonerado do primeiro escalão do governo em março de 2022 para disputar uma vaga ao Senado Federal pelo estado de Pernambuco. O então candidato, porém, perdeu as eleições para a pedagoga Teresa Leitão, do PT.

Foi a segunda vez que Gilson Machado assumiu o comando da Embratur. A primeira vez foi entre 2019 e 2020, antes de ser nomeado para o Ministério do Turismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?