Embaixador expulso da Nicarágua embarca de volta para o Brasil
Em resposta à expulsão do embaixador Breno de Souza Brasil Dias da Costa, Lula decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Itamaraty informou que o embaixador brasileiro expulso da Nicarágua embarcou de volta para o Brasil na noite desta quinta-feira (8/8). A expulsão de Breno de Souza Brasil Dias da Costa se deu por conta da ausência do representante brasileiro no evento comemorativo dos 45 anos da Revolução Sandinista.
“O governo brasileiro decidiu pela retirada da Embaixadora da Nicarágua em Brasília como resultado da aplicação do princípio da reciprocidade à medida adotada pelo governo nicaraguense em relação ao Embaixador brasileiro em Manágua”, informou o Ministério das Relações Exteriores.
A ausência de um representante brasileiro no evento teria desagrado o presidente Daniel Ortega (imagem em destaque). Os 45 anos da Revolução Sandinista foi celebrado em 19 de junho.
Em resposta à expulsão do diplomata brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patrícia Castro Matus.
“É uma ação recíproca dentro do que é a tradição diplomática brasileira”, explicou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a decisão do governo brasileiro. Ele ainda frisou que nenhum embaixador é obrigado a estar presente em ato governamental ou institucional.