Embaixador de Israel culpa o Hamas pela demora na saída de brasileiros
Governo brasileiro tenta realizar a repatriação dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, culpa o grupo extremista Hamas pela demora na saída dos brasileiros da Faixa de Gaza. O grupo de 34 brasileiros que estão na área de conflito ficou, até agora, fora das listas de pessoas autorizadas para deixar a região por meio da fronteira com o Egito.
“O Hamas é o único fator atrasando a saída de brasileiros da Faixa de Gaza por seus próprios interesses”, disse Zonshine, em vídeo gravado nesta quarta-feira (8/11).
O ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, chegou a dizer que os brasileiros que estão em Gaza iriam deixar a região até esta quarta-feira (8/11), mas a promessa não se concretizou.
Zonshine garantiu que o governo de Israel não tem interesse em atrasar a repatriação dos brasileiros. “O Estado de Israel não possui interesse em atrasar a saída dos brasileiros ou de estrangeiros de qualquer outra nacionalidade”, garantiu.
Veja a fala do embaixador de Israel no Brasil:
O ministro Mauro Vieira está em contato com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, para garantir a repatriação dos brasileiros. Nesta quarta, foi divulgada uma nova lista com estrangeiros autorizados para deixar Gaza. O documento conta com pessoas das Filipinas, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Romênia e do Canadá.
Israel no Brasil
O embaixador Daniel Zohar Zonshine se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados nesta quarta. Também estiveram presentes deputados de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro se reúne na Câmara com embaixador de Israel e deputados
A oposição do governo tem criticado a posição do petista em relação ao conflito entre Israel e o Hamas. O presidente não demonstrou apoio explícito a nenhum dos lados na guerra e tem pedido pelo cessar-fogo e pela entrada de ajuda humanitária na região.