Compartilhar notícia
O embaixador brasileiro na Rússia, Tovar da Silva Nunes, celebra o fato de que, apesar da pandemia de coronavírus, as relações entre o Brasil e o país onde ele trabalha estejam se estreitando. E essa aproximação se dá principalmente por conta das medidas para conter a Covid-19, como a busca pela vacina. “Três estados brasileiros já se interessaram pela pesquisa da vacina russa, o Paraná, o DF e a Bahia”, lembra ele em entrevista à TV Brics, parceira do Metrópoles.
“A pandemia, ainda que seja uma tragédia humanitária e problema social enorme, fez surgir essa nova janela de cooperação tecnológica”, afirmou ainda o diplomata, que está no cargo desde 2018.
Na entrevista, Nunes disse ainda que trabalha para romper de vez com barreiras que a Rússia impôs à importação de carne brasileira.
“O Brasil espera que a Rússia seja sensível na questão do agronegócio. Nossa exportação sofreu com as restrições”, disse ele. O Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina.
O embaixador afirmou ainda que trabalha para ampliar as relações comerciais para além do agronegócio. “Temos orgulho do que produzimos no agronegócio e não achamos que seja problema, mas queremos agregar valor a isso”, disse ele, dando como exemplo os cafés especiais.
Veja a entrevista completa do brasileiro à jornalista russa Ksenia Komissarova: