metropoles.com

Embaixador acusado de assédio sexual permanece afastado do MRE

Ministério investiga o caso. Prazo para que ele retornasse ao trabalho terminava nesta quinta, mas foi prorrogado até 12 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
João Carlos Souza Gomes by ag senado
1 de 1 João Carlos Souza Gomes by ag senado - Foto: Divulgação

O embaixador João Carlos Souza-Gomes, acusado de assédio sexual e moral por colegas de profissão, permanecerá afastado de suas funções no Itamaraty até 12 de abril. A decisão foi comemorada neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelo Sinditamaraty, o sindicato dos servidores do Ministério das Relações Exteriores.

Está em curso um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do embaixador, que, até pouco tempo atrás, chefiava a Delegação Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com sede em Roma.

O prazo para que ele retornasse ao trabalho terminava nesta quinta-feira (8/3), mas foi prorrogado. “O processo continua e a luta também. Nem tudo em Roma deve acabar em pizza. É um pequeno passo para o PAD, mas um grande passo para o MRE”, afirmou o presidente do Sinditamaraty, Ernando Neves.

Anteriormente, o Sinditamaraty havia publicado um ofício no qual demonstrava preocupação com o andamento da investigação. 

Divulgação

Mulheres que trabalharam com João Carlos Souza-Gomes relataram à Folha de São Paulo casos graves de abuso. Uma delas disse que o embaixador a obrigava a vesti-lo, a calçar meias nele e abotoar as calças dele. Outra disse ter sido chamada de gostosa e, em uma situação, Souza-Gomes teria feito outros diplomatas aplaudirem a funcionária pela sua beleza.

O Itamaraty não quis se pronunciar oficialmente sobre o PAD que envolve Souza-Gomes. O Metrópoles tentou contato com o diplomata, mas não teve retorno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?