metropoles.com

Embaixada da Ucrânia pede reunião com Lula após críticas a Zelensky

Em entrevista para a revista Time, Lula disse que o ucraniano Volodymyr Zelensky tinha “tanta culpa” quanto Putin pela guerra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, incomodaram o governo do país, que enfrenta uma guerra imposta pela Rússia. O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia em Brasília, Anatoliy Tkach, disse a jornalistas, na tarde desta quinta-feira (5/5), que pretende chamar o pré-candidato do PT à Presidência para uma reunião para explicar a ele “os fatos da invasão da Ucrânia”.

Em entrevista para a revista Times publicada na última quarta-feira (4/5), Lula comentou sobre a guerra e criticou o ucraniano. “Às vezes, fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse Lula.

“O Saddam Hussein era tão culpado quanto o (ex-presidente norte-americano George) Bush. Porque o Saddam Hussein poderia ter dito: ‘Pode vir aqui visitar e eu vou provar que eu não tenho armas’. Ele ficou mentindo para o seu povo. Agora, esse presidente da Ucrânia poderia ter dito: ‘Olha, vamos deixar para discutir esse negócio da Otan e esse negócio da Europa mais para frente. Vamos primeiro conversar um pouco mais”, sugeriu Lula.

O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia respondeu as declarações de Lula alegando que os russos atacam a Ucrânia e incentivam o separatismo de regiões no leste do país há vários anos, desde antes de qualquer negociação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Considero impossível comparar responsabilidade do agressor e da vítima”, disse o diplomata.

Para Anatoliy Tkach, Lula deu suas declarações por desconhecimento. O diplomata disse que a embaixada já procurou o PT para pedir uma reunião com o ex-presidente, mas ainda não teve resposta. Veja a declaração do diplomata:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?