metropoles.com

Embaixada americana divulga regras para brasileiros viajarem aos EUA

Será necessário apresentar comprovante de vacinação e teste negativo de Covid-19 realizado até 72 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Aeroporto Internacional de Miami
aeroporto de miami
1 de 1 aeroporto de miami - Foto: Divulgação/Aeroporto Internacional de Miami

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil detalhou as regras para viajantes brasileiros entrarem no país. O governo americano liberou as fronteiras a partir de 8 de novembro.

As atividades das seções consulares em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife foram retomadas nesta terça-feira (26/10).

Estará autorizada a entrada de viajantes que tenham se imunizado com fármacos aprovados pela autoridade americana Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para viajar para os Estados Unidos, será necessário apresentar comprovante de vacinação e teste negativo de Covid-19 realizado até 72 horas antes da partida.

O porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Tobias Bradford, ressaltou que as medidas seguem a ciência e prezam a segurança sanitária.

“O primeiro conselho aos brasileiros que vão viajar aos Estados Unidos é estar em constante comunicação com a companhia aérea”, frisou Tobias. Ele explicou que as empresas passarão a verificar as informações para o ingresso no território norte-americano.

O passaporte da vacina exigido pelas autoridades americanas deve ser emitido por fonte oficial, com nome, data de nascimento e data que as doses foram aplicadas. O documento pode ser físico ou digital.

Exigências de praxe

Além das informações sanitárias, serão exigidos passaporte válido, visto americano e comprovação de estadia e de recursos para bancar a viagem.

Pelas regras das autoridades americanas, o viajante será considerado completamente imunizado após semanas da segunda dose das vacinas da Pfizer, da Moderna e da dose única da vacina da Janssen.

Os imunizantes aprovados pela OMS também serão aceitos na imigração. Além das três citadas, a vacina da Pfizer, a AstraZeneca, a Sinopharm e a Coronavac também viabilizam a entrada do viajante.

Os viajantes não vacinados — cidadãos norte-americanos, residentes permanentes legais — deverão apresentar um teste negativo até um dia antes do embarque.

Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem apresentar um teste negativo.

Vistos

Tobias prometeu haverá um esforço para acelerar o agendamento de entrevistas para registro de visto. A emissão de vistos ficou restrita por causa da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Apesar das filas, a embaixada informou que abriu novas vagas para agendamento para emissão de vistos entre 8 de novembro até o fim do ano.

“Os solicitantes devem verificam no site de agendamento de vistos a disponibilidade de vagas para entrevistas”, frisou o porta-voz.

A recomendação para o viajante é garantir primeiro o visto para depois comprar passagens aéreas. Segundo a embaixada, aa regras serão aplicadas para todas as pessoas, inclusive autoridades brasileiras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?