metropoles.com

Em votação popular no site da Câmara, 87% rejeitam PL do Aborto

Os que se dizem favoráveis somam 13%. Votação segue disponível. Na quinta (13/6), protestos foram realizados nas principais capitais do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Uma enquete popular no site da Câmara dos Deputados mostra que 87% “discordam totalmente” do Projeto de Lei (PL) nº 1.904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio, incluindo casos de estupro de crianças e mulheres. O montante representa 616.298 votos.

São 13% os que dizem “concordar totalmente” com a proposta, representando 87.476 votos. Os números foram contabilizados pelo Metrópoles até às 11h10min (horário de Brasília). A votação segue disponível.

Na quarta (12/6), a Câmara dos Deputados aprovou, “às escuras”, o requerimento de urgência do texto. A votação ocorreu de forma simbólica, ou seja: sem identificar os votos. A deliberação também não foi anunciada em plenário.

A repercussão imediatamente tomou as redes sociais. Na quinta-feira (13/6), a reação ganhou as ruas. As manifestações foram registradas nas capitais do país, o que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis, por exemplo.

O protesto também foi marcado por gritos contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), responsável por pautar a urgência do texto. “Ô, Lira, você vai ver. Quem derrubou o Cunha vai derrubar você”, gritaram os presentes no Rio de Janeiro (RJ), fazendo menção ao ex-deputado Eduardo Cunha, que teve o mandato cassado em 2016.

Em São Paulo, também foram registradas manifestações contra Lira. Cartazes contra o presidente da Câmara diziam “Fora”. Os dizeres de “Criança não é mãe” também apareceram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?