metropoles.com

Em vídeo emocionante, cadela-guia conhece bebê de sua tutora

Obstetra conta que cachorrinha acompanhou cada momento do parto até o centro cirúrgico. Encontro com criança foi registrado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
WhatsApp Image 2022-03-24 at 18.33.52
1 de 1 WhatsApp Image 2022-03-24 at 18.33.52 - Foto: Arquivo pessoal

O encontro da cadela-guia Eva com a filha recém-nascida de sua tutora ganhou a internet na última semana. No vídeo registrado pela obstetra Mariana Barth, a advogada deficiente visual Jéssica de Souza Antonio, 28 anos, apresenta sua bebê Ayla Hausen, logo após o parto, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Mariana conta que Jéssica, que é deficiente visual desde o nascimento, descobriu a gestação no quarto mês e, desde então, todo o pré-natal foi feito com a labradora de 3 anos Eva ao lado. “Ela sempre vinha acompanhada do marido, Luciano, e da cachorra-guia. Eva sempre foi muito, muito, muito tranquila”, relembra a médica.

Com tamanha proximidade, fazer com que o encontro entre o bebê e a cachorrinha acontecesse ainda no hospital sempre foi o desejo de Jéssica.

A obstetra conta, no entanto, que mesmo antes do parto Eva já estava presente e sempre ao lado de sua tutora. “A Jéssica ficou muito tempo no chuveiro, porque ela estava sem analgesia. A gente colocou ela no chuveiro e a Eva ficou na porta do banheiro”, diz.

“A Eva também viu quando a bolsa estourou, ela farejou o líquido amniótico. Ela sabia que aquilo estava acontecendo. E ela acompanhou todas as três horas de trabalho de parto.”

Mariana relata que o único momento em que a cachorra e Jéssica se separaram foi quando a gestante foi para o centro obstétrico. Neste momento, Eva ficou atenta e aguardando em uma sala do hospital com enfermeiras.

3 imagens
Eva aguarda para conhecer Ayla
Eva encontra Ayla
1 de 3

A família ao lado de Mariana, obstetra

Arquivo pessoal
2 de 3

Eva aguarda para conhecer Ayla

Arquivo pessoal
3 de 3

Eva encontra Ayla

Arquivo pessoal

“O parto aconteceu muito rapidamente, e a Ayla foi direto para o colo da mãe. Tentamos fazer essa proximidade, como ela não enxerga, para ela descobrir a fisionomia da bebê”, conta. Nesse momento, as enfermeiras prepararam a cadela e a colocaram na porta da sala do Centro Obstétrico.

Veja o momento:

Eva permaneceu ao lado da tutora durante os dias seguintes, quando ela se recuperava em um quarto no hospital. “Foram Luciano [pai da criança], Jéssica, Ayla e Eva embora”, relembra.

“Foi muito emocionante e especial a conexão da Eva com a Jéssica, da Eva com a bebê. Foi muito especial, bonito, emocionante”, finaliza Mariana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?