Em um dia, projeto Celular Seguro alcançou mais de 276 mil cadastros
Por hora, são registrados quase 9 mil acessos à plataforma do projeto Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
atualizado
Compartilhar notícia
O projeto Celular Seguro, que busca proteger através de bloqueio tecnológico as pessoas que perderam acesso aos seus smartphones por roubo, furto ou perda, registrou mais de 276 mil cadastros e 1,2 mil alertas de perda em apenas um dia de lançamento.
Por hora, são registrados quase 9 mil acessos à plataforma, mais de 5 mil cadastros de telefones e 2,5 mil pessoas de confiança incluídas. Além, é claro, de 668 bloqueios realizados por hora.
Foram, até agora, um total de 276.177 cadastros de usuários e 182.645 celulares, e 169.843 pessoas de confiança inclusas. Há, ainda, o alerta de perda, roubo ou furto de aparelhos, de 1.213 usuários.
Quanto ao número de downloads dos aplicativos, foram 100 mil apenas do Android. Ainda não há informações sobre os downloads de sistemas iOS.
O projeto foi lançado oficialmente nessa terça-feira (19/12), e os altos números revelam ao Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, a necessidade e importância da segurança digital e física dos aparelhos.
“Hoje, a vida de toda a sociedade está muito ligada ao telefone celular, que traz acesso a bancos e a outras facilidades. Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas”, afirmou Ricardo Cappelli.
O que é o projeto Celular Seguro
A ferramenta Celular Seguro foi lançada pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) nessa terça-feira (19/12). O objetivo do governo é coibir o roubo e furto de smartphones.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o país registrou 999,2 mil ocorrências deste tipo durante o ano passado. A média é de 114 aparelhos roubados por hora.
Como se cadastrar e usar a plataforma
A plataforma já pode ser acessada pela versão para navegadores neste link e foi disponibilizada em forma de aplicativo para os sistemas Android e iOS nesta quarta-feira (20/12). Saiba mais sobre como se cadastrar na plataforma e baixar o aplicativo.
A plataforma possibilita adicionar uma pessoa de confiança para recuperação do aparelho, o cadastro do objeto, e o registro de ocorrências. Veja o passo a passo completo de como cadastrar o celular roubado na plataforma.